A casa brasileira do Phoenix Suns!


Prospectos do Draft 2016 - Dragan Bender

Uma imagem que poderá ser real?

          Faltando poucos dias para o tão esperado draft, é hora de focar nas principal escolha do Phoenix Suns: a 4ª seleção geral.

Nome: Dragan Bender
Posição: ala-pivô
Idade: 18 anos
Altura: 2,15m
Clube: Maccabi Tel Aviv (Israel)
Peso: 102 kg
Médias 15/16: 2,1 pontos; 1,4 rebotes; 0,6 assistências; 0,3 roubos; 0,4 tocos e 0,6 erros em 10,6 minutos em quadra.

Pontos fortes

          Principal prospecto internacional, Bender é o atleta mais jovem deste draft. Apesar de sua pouca idade, já atuou na Europa (3 temporadas) e possuiu certo êxito , mesmo com pouco tempo de quadra. Com 2,15m, um dos fatos que mais impressionam em seu jogo é a agilidade e a inteligência. Bender tem uma visão de quadra aguçada, que, mesclada com sua rapidez, o proporciona vantagem sobre muitos de seus adversários. Mostrou ser um bom distribuidor de tocos e, além disso, é eficaz em bolas de 3 pontos. Se bem desenvolvido pode se tornar um atleta impactante. É uma aposta de longo prazo, embora deva ser utilizado com frequência caso seja draftado. Tanto Bender como Chriss se encaixam no padrão de escolha da equipe nos últimos anos (vide casos como Goodwin e Booker).

Pontos fracos

          Justamente por sua pouca idade, há muitos quesitos para se trabalharem com Bender. O corpo frágil não lhe da muita vantagem sobre os seus adversários de NBA. Apesar da altura, Dragan flui muito bem pela quadra e pode até atuar como ala, mas há uma certa indecisão sobre qual será mesmo sua posição na NBA: Ala, ala-pivô ou pivô. A imaturidade ainda é vista em suas decisões de quadra e por vezes parece desligado do jogo. Seus baixos números e poucos minutos o tornam uma incógnita muito grande para uma escolha tão alta. Sem dúvida precisa de muita lapidação.

Conclusão

          Após o surgimento e a explosão de Porzingis, criou-se na liga um boom capitaneado pelo letão que pode ser um perigo. É quase impossível não comparar Dragan com Kristaps. Seja pela trajetória, pelos números, por serem prospectos internacionais ou pela semelhança física. A mira do Knicks foi certeira, mas um caso atípico não apaga os muitos fracassos que já houveram na NBA. O raio cairia duas vezes no mesmo lugar? Eu não apostaria minhas fichas nisto.

Comparações: Nikola Mirotic, Kristap Porzingis e Boris Diaw.

.............................................................................................................................