A casa brasileira do Phoenix Suns!


Temporada 2016 - Análises dos jogadores, técnico e prêmios


Após a análise da equipe no Raio X da temporada, falaremos hoje do desempenho de cada jogador e dos técnicos:


Jogadores

Eric Bledsoe: Mais uma temporada em que Bledsoe se contunde gravemente. Aconteceu duas vezes nas últimas três com o Suns, e em três das seis na carreira. Enquanto esteve em quadra, foi o líder da equipe, cestinha e eficiente tanto na defesa quanto no ataque.

Brandon Knight: Muito inconsistente, capaz de anotar mais de 30 pontos em uma partida e no dia seguinte errar todos os arremessos. Além disso, se machucou gravemente duas vezes na temporada. Bom jogador, mas nunca se sabe quando poderá contar com ele.

Ronnie Price: Recebeu muitos minutos e produziu muito pouco. Já não é tão veloz quanto foi na outra passagem pelo Suns, e teve dificuldades para organizar a equipe, e acabou deixando a armação para Booker. 

Devin Booker: A maior surpresa da temporada, um dos melhores calouros do ano. Esperava-se que fosse apenas um ótimo arremessador, mas foi mais do que isso. Liderou a equipe, organizou as jogadas e teve diversas partidas com pelo menos 30 pontos. Precisa melhorar defensivamente.

Archie Goodwin: Viveu altos e baixos na temporada. Quando recebeu oportunidades, começou bem e foi o destaque da equipe em alguns jogos, mas logo teve minutos limitados e acabou cedendo lugar para jogadores da D-League. Ainda não tem um arremesso consistente para estar na NBA.

Chase Budinguer: Chegou no meio da temporada e jogou apenas 17 jogos, tendo produzido muito pouco.

PJ Tucker: rendimento inferior ao das temporadas passadas, talvez influenciado por toda a equipe. No entanto, mostrou a vontade de sempre.

TJ Warren: Teve bom desempenho como sexto homem, sempre elevando a pontuação da equipe. Mas se contundiu no final do mês de janeiro e só retornará na próxima temporada. 

Mirza Teletovic: Um dos melhores da equipe. Quebrou recordes, acertou muitas bolas de três pontos e decidiu alguns jogos nos segundos finais. Merce um contrato valioso na próxima temporada. 

Jon Leuer: Inconsistente, sem papel definido na equipe. às vezes era titular, em outras sequer entrava na partida. Mas acredito que teve bom desempenho enquanto esteve em quadra, eficiente nos rebotes e com grande arsenal ofensivo. Bom jogador para se ter na rotação.

Alex Len: Foi a melhor temporada do ucraniano e rendeu bastante ao lado de Chandler. Foi dominante em vários jogos, mas ainda precisa melhor alguns fundamentos, principalmente no ataque. Também mostrou qualidades para passar a bola, algo que não esperávamos dele.

Tyson Chandler: O veterano pivô teve vários jogos de destaque e até quebrou o recorde de rebotes da franquia, mas a equipe não ajudou e ele teve vários jogos ruins. Ajudou bastante na evolução de Booker.

John Jenkins: jogou pouco, produziu pouco.


Técnicos

Jeff Hornacek: Não soube evoluir após ser um dos melhores técnicos da NBA há dois anos e teve dificuldades para lidar com os conflitos na equipe. Dentro de quadra, faltou organizar a equipe e criar táticas que funcionassem com esses jogadores. 

De maneira bizarra, teve todos os seus assistentes demitidos em dezembro, mas isso não mudou em nada o desempenho da equipe. Com muitas contusões, viu cada vez mais limitações para que pudesse vencer jogos e, por fim, acabou sendo demitidos, como já analisamos.

Earl Watson: Contratado como técnico interino, foi quem melhor entendeu o momento da franquia e a necessidade de desenvolver todos os jovens do elenco.

O que vimos em quadra foi uma equipe organizada em muitos jogos, mas que perdia as partidas, seja pela quantidade de jogadores contundidos ou de jovens em quadra. Mas isso era parte do processo e se temos algo agora (organização e Devin Booker), é porque Watson fez um ótimo trabalho e soube tirar o máximo de uma equipe que estava perdida.

Watson continuará no Suns? Difícil saber e faremos um artigo a respeito disso. O que podemos dizer é que ele foi muito bem e demonstrou qualidades para o cargo. 


 Prêmios SunsBR da temporada

MVP: Devin Booker
DPOY (jogador de defesa): Alex Len
MIP (jogador que mais evoluiu): Archie Goodwin
Rookie: Devin Booker (o único)
Sixth Man (melhor reserva): Mirza Teletovic
COY (Técnico): Earl Watson

Troféu Josh Childress (pior jogador): Markieff Morris

Melhor partida individual: Alex Len, 31 pontos e 15 rebotes contra o Orlando Magic



Jogada do ano: Os arremessos certeiro e decisivos de Mirza Teletovic:


Imagem do ano: o encontro dos dois MVPs da franquia: Steve Nash e Sir. Charles Barkley


.............................................................................................................................