A casa brasileira do Phoenix Suns!


Em defesa de Earl Watson


Não há tempo para respirar no melhor basquete do mundo. Uma semana após o término da temporada regular, o Phoenix Suns já precisa se movimentar e entrevistar técnicos para a próxima temporada. No entanto, é provável que nem precise ir muito longe para fechar o contrato.


Earl Watson, que substituiu Jeff Horancek no meio da temporada, é o favorito para ocupar o cargo, inclusive já tendo sido entrevistado.

Watson foi técnico interino por 33 jogos, tendo conseguido nove vitórias, enquanto Hornacek estava 14-35. Contudo, devemos realizar algumas considerações, julgando não apenas os resultados.

Foram nove derrotas nos nove primeiros jogos, sendo todos contra equipes que estavam na zona de classificação para os playoffs. Além disso, Watson teve de lidar com contusões e necessitava de um tempo para conhecer os jogadores. Depois desse período, foram nove vitórias e quinze derrotas.

Watson foi quem realmente entendeu o processo pelo qual se passa a franquia, que possui muitos jogadores jovens e que com poucas oportunidades. Como exemplo, Archie Goodwin ficou dois anos entre os reservas e pouco jogou.

Com Hornacek, os jovens não tinham espaço. Apenas Eric Bledsoe e Brandon Knight criavam as jogadas individuais e tentavam vencer as partidas.

Em seus primeiros jogos, Watson colocou Goodwin no perímetro ao lado de Devin Booker. Depois, contratou vários armadores, entendendo que precisavam de alguém que organizasse a equipe e deixasse os jovens em melhores condições.

E o que falar de Alex Len? Foram dois anos em que ele só podia mostrar suas qualidades na defesa. Com Watson, passou a ser a principal opção ofensiva e em muitas partidas convenceu. Também errou bastante, mas tenho que certeza que aprendeu com os erros.

Também podemos ressaltar a situação de Markieff Morris, que estava descontente e não se esforçava em quadra. Foi Watson quem o convenceu a lutar pela equipe, para ter melhores condições de ser trocado na trade deadline. No fim, a troca foi boa para o Suns, Kieff e o Wizards.

Watson merece uma chance como técnico na NBA. Em pouco tempo, melhorou bastante o Suns e acredito que possa fazer muito mais. É claro que ele ainda é jovem e talvez não tenha todos os atributos para o cargo de técnico na NBA, mas pelo momento do Suns, pode oferecer o que a franquia deseja.

Vamos ser honestos, a menos que LeBron James, Kevin Durant ou outro all star escolham ir para o Suns (o que é quase impossível), o Suns terá uma equipe de jovens que precisam evoluir na NBA. Para isso, precisarão de motivação e oportunidades. Watson já provou que pode oferecer isso ao Suns. 

Além disso tudo, muitos jogadores demonstraram apoio ao técnico. Mirza Teletovic, por exemplo, disse que pensa em voltar ao Suns e que com Watson seria muito mais fácil.

Não sabemos quais são as outras opções do Suns. Até o momento, Watson é o único nome real e uma ótima opção. Outras entrevistas deverão acontecer e pode ser que outro técnico consiga impressionar mais o manager. 

Portanto, caso Watson seja o escolhido, devemos dar a ele um voto de confiança, por tudo o que já fez e que ainda pode realizar.

.............................................................................................................................