A casa brasileira do Phoenix Suns!


Raio X da temporada 2016


Nesta quarta feira o Phoenix Suns realizou seu último jogo na temporada regular da NBA. Analisaremos alguns números e desempenho da equipe.


Números da temporada

Campanha:  23 vitórias e 59 derrotas (14º colocação na Conferência Oeste)

Pontos por jogo: 100.9 (22º na Liga)

Pontos cedidos por jogo: 107.5 (28º na Liga)

Cestinha: Eric Bledsoe, com 20.4 pontos (apenas 31 jogos)

Jogador com mais assistências: Eric Bledsoe, com média de 6.1

Reboteiro: Tyson Chandler, com 8.7


Resumo da Temporada

No início da temporada, a grande dúvida era como Markieff Morris se sairia neste ano, após todas as confusões que criou devido a saída de seu irmão Marcus, para o Detroit Pistons. Morris começou com desempenho fraco, abaixo das últimas temporadas e isso logo se tornou grande problema.

Além disso, o técnico Jeff Hornacek não conseguiu definir a rotação da equipe, tendo quase sempre utilizado 11 ou até 12 jogadores nas partidas. 

O Suns conseguiu algumas vitórias importantes, como contra o Los Angeles Clippers e o Toronto Raptors. Contudo, também teve algumas decepções, como a derrota para o Brooklyn Nets.

Apesar de uma campanha irregular nos dois primeiros meses, a tabela do Suns foi bastante difícil e os torcedores ainda tinha esperanças de que a equipe evoluísse, porém, o final de dezembro foi terrível: NOVE derrotas consecutivas, incluindo o desastre contra o Philadelphia 76ers, que estava com uma vitória e 30 derrotas no momento. 

A partir deste momento, tudo deu errado para o Suns: contusões de Eric Bledsoe, Brandon Knight, TJ Warren, Tyson Chandler, Jon Leuer, enfim, quase toda a equipe. Markieff Morris continuou criando problemas, que só terminaram após a sua saída, na trade deadline (Suns adquiriu uma escolha de draft). 

Jeff Hornacek não resistiu e acabou sendo demitido merecidamente, já que a equipe não rendeu o esperado. Para se lugar, Earl Watson foi efetivado e foi quem melhor entendeu o momento da equipe.

Watson procurou utilizar os jovens do elenco e os deixou em quadra o máximo que pôde. Devin Booker, em sua temporada de estréia, foi quem mais se destacou e foi o melhor jogador da equipe na temporada, além de ter sido elogiado por grandes jogadores.

Alex Len também aproveitou a sua chance e tem a confiança dos torcedores para o próximo ano. Mirza Teletovic foi outro que se destacou, quebrou recordes e deverá receber ótimas ofertas na off season.

A temporada não foi boa, contudo, o torcedor está esperançoso em relação ao futuro da equipe, já que a franquia possui um time com um pouco de organização em quadra, diferentemente do final da temporada passada. 

Com a classificação final, o Suns deverá ter uma das cinco primeiras escolhas no draft e com ela a chance de selecionar um bom jogador universitário.

Suns falha mais uma vez

Tem sido terrível olhar a previsão que fizemos há alguns meses. Projetamos 45 vitórias, mas a franquia obteve apenas 22 (ainda bem que não faço apostas) e ficou pelo sexto ano de fora dos playoffs. 

Mas, de fato, o Suns cometeu muitos erros e é difícil de dizer apenas um motivo pelo mal desempenho. Acredito que são vários fatores, como poucos jogadores experientes, esquema tático que não funcionou, ambiente conturbado no vestiário e entre diretores, contusões, enfim, são muitos problemas. 

No entanto, volto a escrever que temos um caminho a seguir, que é acreditar em Devin Booker, Len e Bledsoe, buscando no draft e free agency alas e um ala-pivô. 

Agradecimentos

Deixo meus agradecimentos a todos que passaram pelo blog nestes meses de temporada regular. Foram muitos comentários e discussões, aqui e no facebook. Seguiremos na off season com todas as informações do Phoenix Suns e sempre na torcida para que a franquia retorne às vitórias.

Também tivemos a Liga Fantasy SunsBR, vencida PELA TERCEIRA VEZ pelo Rafael Dantas, que poderá pedir música. 

Continuem acompanhando o Phoenix Suns e o SunsBR!!

Guilherme Silveira,
Editor-chefe

.............................................................................................................................