A casa brasileira do Phoenix Suns!


A incrível rivalidade entre Phoenix Suns e Kobe Bryant


Nesta noite, o jogador do Los Angeles Lakers, Kobe Bryant, irá pisar pela última vez na quadra do Phoenix Suns, já que irá se aposentar ao final da temporada. Na década passada, as duas equipes foram responsáveis por alguns dos melhores jogos da NBA, muito por conta da estrela de LA e da ótima equipe do Suns.


Neste artigo, irei recordar os duelos entre as equipes na pós-temporada. Foram quatro jogos em playoffs, com duas vitórias para cada lado, mas essa história começou um pouco antes, mais precisamente no draft de 1996.

A classe de 96 do draft foi especial e contou com diversos jogadores que seriam all stars e MVPs. Além de Kobe, selecionado pelos Hornets e logo trocado para os Lakers, o Suns escolheu um armador canadense da Universidade de Santa Clara: Steve Nash

Esses dois iriam protagonizar grandes duelo na década seguinte, mas antes, veio o primeiro encontro entre as equipes nos playoffs, em 2000 quando Nash jogava em Dallas.

Playoffs 2000


O Suns era liderado por Jason Kidd, que já era um dos melhores armadores da Liga. No entanto, quem se destacou na série com a camisa do Suns foi Penny Hardaway, que obteve médias de 21 pontos, 3 rebotes e 5 assistências. Aliás, números semelhantes ao de Kobe: 21/3/3.

Por fim, a série foi vencida pelos Lakers. Mas quem se destacou não foi Kobe, e sim Shaquille O'Neal, com incríveis médias de 30 pontos e 16 rebotes de média.



Playoffs 2006

Seis anos depois, as equipes voltaram a se enfrentar em uma série de playoffs. O Suns terminou a temporada regular na segunda colocação e ainda possuía o MVP da temporada, Steve Nash. Já o Lakers se classificou em sétimo e já não contava mais com O'Neal.

A primeira partida foi vencida pelo Suns, com 20 pontos e dez assistências de Nash. Já nos três confrontos seguintes, vitória da equipe de LA (uma delas com um game winner de Bryant), que precisaria de apenas mais uma vitória para avançar à próxima fase. Mas não seria tão fácil assim...

Antes do jogo 5, o clima esquentou nas coletivas e aconteceu muitas provocações entre os jogadores. Dentro de quadra não foi diferente e aconteceu essa cena abaixo ( jogada normal, segue o jogo):




Bell recebeu uma punição de um jogo fora e o Suns venceu a partida. No jogo seis, as provocações continuaram e o Suns precisaria de algo improvável para se manter vivo na série e levar a decisão para o jogo sete. E foi justamente o que aconteceu:

Tim Thomas acertou um arremesso de três pontos com seis segundos no relógio e levou a partida para a prorrogação, que foi dominada pelo Suns.

No jogo 7, o Phoenix Suns conseguiu impôr seu ritmo acelerado de jogo e venceu o Lakers com tranquilidade, por 121 a 90.

Playoffs 2007

No ano seguinte, as equipes voltaram a se enfrentar na pós temporada. Dessa vez, o Suns sobrou em quadra e fechou a série em 4-1. No quarto jogo da série, Steve Nash obteve a melhor marca na carreira em assistências, com 23:


Playoffs 2010


Em 2010, na última aparição do Suns nos playoffs, as equipes se enfrentaram nas Finais de Conferência. O Suns já havia derrotado os Blazers e varrido os Spurs.


O Suns ainda era liderado por Nash e Amar'e Stoudemire, além de contar com um ótimo banco de reservas, com Leandrinho, Dragic, Dudley, Lopez e Amundson.

O jogo decisivo da série foi a quinta partida (estava 2x2). Jason Richardson acertou um arremesso de três pontos, para empatar a partida com apenas três segundos no relógio. Infelizmente, o Lakers ainda teve a última chance e, após o air ball de Bryant, a bola caiu nas mãos de Ron Artest, que apenas fez a bandeja e venceu a partida.


Foram anos de duelos entre Suns e Kobe Bryant e essa história se encerrará esta noite. Dentro de quadra, sempre foram rivais e em alguns momentos chegaram a se odiar. Nos orgulhamos de muitas vitórias justamente por conta de que Kobe estava do outro lado e não é fácil vencê-lo. Da mesma maneira, as vitórias de Kobe foram mais valorizadas porque o Suns tinha uma ótima equipe. Uma pena que termine empatada essa história e com as equipes já sem chances de playoffs.

Deixo os agradecimentos ao Kobe Bryant por ter feito esses duelos tão especiais e esperamos que as duas equipes voltem a ter equipes fortes e possamos gritar "Beat LA, Beat LA". 

Fonte: Suns

.............................................................................................................................