A casa brasileira do Phoenix Suns!


Análise de Bogdanovic no EuroBasket



Terminou neste final de semana o Euro Basket 2015, que teve a Espanha como a grande vencedora. Como prêmio, a seleção de Pau Gasol está classificada para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, no ano que vem. Além da seleção espanhola, a Lituania (segundo lugar)  ganhou a outra vaga e estará no Brasil. 


O torcedor do Phoenix Suns teve um motivo para assistir aos jogos, que foram transmitidos pelo Sporv e pela ESPN. Bogdan Bogdanovic, draftado no ano passado pelo Suns, defendeu a Sérvia. 

Para muitos, foi uma grande surpresa a eliminação da Sérvia na semi final, já que estava invicta e havia vendido grandes seleções, como a campeã Espanha. Acontece que os jogos são difíceis e decididos em poucos segundos:


Na disputa do terceiro lugar, a Sérvia foi derrotada pela anfitriã França e voltou para casa sem medalha. Mas vamos ao que interessa, o como foi o desempenho de Bogdanovic?

O jovem do Phoenix Suns foi uma alternativa do treinador, o chamado sexto homem. A Sérvia não possui uma grande estrela para chamar o jogo, como é o caso de Espanha e França, então pratica um jogo coletivo, que é muito bem aplicado.

O armador Teodosic, que gostaria muito de ver na NBA e com a camisa do Suns, é quem comanda as jogadas e distribui muito bem. Mesmo com um jogador tão inteligente ao lado, Bogdanovic apareceu bem e foi o segundo em assistências na equipe, com média de 3.2.

No geral, suas médias foram: 8.9 pontos, 3.2 rebotes, 3.2 assistências, 0.7 roubos de bola, 1.3 turnovers, com 40% nos arremessos de quadra e 27% de acerto nos três pontos.


Esperava que Bogdanovic tivesse melhor aproveitamento, como foi no Mundial do ano passado, contudo, os jogos são duros e eme muitas oportunidades a bola sobrou para que ele forçasse as jogadas. 

O jovem sérvio esteve firme na defesa e o fator físico não deverá ser uma dificuldade na NBA. Também conseguiu se destacar no ataque a cesta.

Bogdanovic parece já ter absorvido a mentalidade européia de jogo coletivo e isso será importante para o sucesso no maior basquete do mundo. Franquias como o San Antonio Spurs e Atlanta Hawks se destacaram nos últimos anos por ter jogo parecido com o que é praticado no Velho Continente e pode ser uma tendencia para os próximos anos. Com Bogdanovic, o Suns terá muito a ganhar. 

.............................................................................................................................