A casa brasileira do Phoenix Suns!


Sonny Weems: pronto para a NBA



Entre as novidades do Phoenix Suns para a próxima temporada está Sonny Weems, que passou alguns anos no basquete europeu e agora retorna para a NBA.


"Eu preciso estar lá," disse Weems para seu agente enquanto assistia aos playoffs da NBA.

Após quatro anos fora dos Estados Unidos, Weems percebeu que era o momento de retornar e, para isso, precisou rejeitar algumas propostas melhores que a do Suns.

"Tive que deixar muito dinheiro para trás, e jogadores de basquete não costumam fazer isso. É algo que esperei por muito tempo e estou bem preparado para retornar á NBA".

Weems já havia acertado sua rescisão com o CSKA, para jogar pelo Barcelona. Contudo, o desejo de voltar á NBA falou mais alto e ele receberá cerca de $5.8 milhões por duas temporadas no Arizona, menos do que a equipe espanhola ofereceu. 

Assim como no começo de sua carreira na liga, Weems segue sendo um jogador bastante atlético e com muita inteligência defensiva.

De acordo com Jeff Hornacek, Weems será o primeira jogador da rotação a entrar em quadra. Sendo assim, o Suns conseguiu melhorar o seu perímetro e ainda terá um bom arremessador: após chutar 27% em seu último ano na NBA, Weems obteve cerca de 40% de acerto em 80 jogos pelo CSKA no ano passado.

Não é de hoje que jogadores com "perfil europeu" fazem sucesso na NBA e servem como alternativa para os treinadores mudarem o jogo. Segundo Weems, os jogadores americanos que arremessam não sabem driblar, ou então pulam, mas não conseguem arremessar. Na Europa, ele aprendeu a ser mais dinâmico, jogar em meia quadra, enfim, a jogar basquete. 

Entendo que Weems quis dizer que melhorou o jogo em equipe, fazer bloqueios, jogar sem a bola.. que é característica dos europeus. Isso pode ser um diferencial para o Suns, já que na temporada passada vimos uma equipe afobada e que arremessava de qualquer maneira. 

Não resta dúvidas de que Weems foi uma ótima contratação e, aos 29 anos, terá muito a oferecer ao Suns. Por outro lado, ele irá roubar minutos e jovens talentos da equipe, como o calouro Devin Booker e Archie Goodwin.

Weems será jogador do Suns nas próximas temporadas e já deixou o recado:

"Vocês irão gostar de mim, esperem e vejam".

.............................................................................................................................