A casa brasileira do Phoenix Suns!


Hornacek não é o culpado pela temporada ruim



Ontem foi aniversário de Jeff Hornacek. O atual treinador do Phoenix Suns e ex-ídolo como jogador completou 52 anos.


Apesar do sucesso em sua primeira temporada como técnico (ficou em quarto lugar no prêmio de técnico do ano), Hornacek foi bastante contestado nesta temporada e viu o Suns ter um ano desastroso.

Mas será que a culpa pelo fracasso nesta temporada é culpa de Jeff Hornacek?

Se o esporte fosse outro (futebol), provavelmente Hornacek já teria sido demitido, já que o Suns claramente piorou: passou de 48 vitórias para menos de 50% de aproveitamento neste ano.

Ataque

O ataque do Suns não foi bem na temporada, com média de 102.4 pontos por partida (11º primeiro na NBA). Na temporada anterior, havia sido o sétimo. O Suns é uma das equipes da liga que menos passam a bola, porém, no ano passado também jogava dessa maneira e isso não foi um problema.

O Suns foi a segunda pior equipe da Liga em assistências de 2013-14 e, nesta temporada, a quarta pior. Passar a bola não é necessariamente algo bom, já que não adianta ficar passado a bola sem objetividade (para se ter uma ideia, Spurs e Hawks são as melhores equipes da NBA no quesito, contudo, Lakers e Wolves são respectivamente quarto e quinto que mais passam a bola).

Pelos jogadores que possui no elenco, foi uma boa escolha do manager Ryan McDonough e de Hornacek jogar no contra ataque e com muitos arremessos de loga distância. Não seria de bom grado pedir que Gerald Green ou PJ Tucker tentasse passar a bola.


Se algo foi feito de maneira errada, foi na montagem do elenco, quando escolheram ter três armadores de qualidade no elenco e ainda selecionaram mais um no draft.


Defesa

Defensivamente, o Suns passou a sofrer menos pontos do que em relação à 2013-14, porém, passou de 13ª melhor defesa para à 17ª.

Com as diversas mudanças que aconteceram durante toda a temporada, a equipe ganhou maior proteção ao garrafão e ficou melhor nos rebotes ,antigo problema da franquia. Alex Len e Eric Bledsoe são responsáveis por isso, muito mais do que o treinador.

Falta de comando?

Durante a temporada, o que chamou a atenção um episódio envolvendo Hornacek e Marcus Morris. O jogador perdeu a cabeça e colocou em dúvida o respeito dos jogadores pelo treinador. Mas ele se saiu muito bem e passou a aplicar punições à todos jogadores que cometiam faltas técnicas.



Hornacek também foi "cornetado" por conta dos diversos jogos em que a equipe perdeu nos minutos finais de jogos (18 partidas por cinco ou menos pontos). Contudo, deve-se salientar que essa é uma equipe jovem e que, muitas vez, eles acabam desobedecendo o treinador. E sem estrelas, não havia um jogador em que ele pudesse forçar jogadas.

Balanço Geral

Por mais que muitos torcedores peçam a sua saída com a campanha #FireHornacek, o que podemos dizer é que Hornacek fez um bom trabalho em dois anos na franquia, que passou de 25 vitórias em 2012-13 para 48 vitórias no ano seguinte.

Não vejo o treinador como culpado pela queda de rendimento da equipe. A aquisição de Isaiah Thomas mudou a maneira de vários jogadores jogadores (Goran Dragic, Gerald Green) e isso desestruturou toda a equipe.

Para o próximo ano, Hornacek deverá continuar e espera-se que ele consiga algo que todas as outras equipes de playoffs possuem: jogadores em que ele possa confiar.

Hornacek, parabéns pelo aniversário e boa sorte na próxima temporada.

.............................................................................................................................