A casa brasileira do Phoenix Suns!


Alvos do Suns no Draft - James Young

Continuando com as análises das possíveis escolhas do Suns no Draft, hoje veremos o ala-armador canhoto James Young.



James Young - 18 anos
Universidade: Kentucky "Wildcats"
Posição: Ala-armador (SG)
Altura: 1,98 (6-6)
2013-2014 Stats:
14.3 PTS
4.3 REB
0.349 %3P

James Young fez uma boa temporada por sua universidade. Terminou a temporada com a segunda melhor média de pontuação da equipe, além de 8 jogos com 20 ou mais pontos na temporada regular. No March Madness (fase decisiva do basquete universitário) foi ainda mais decisivo, ajudou seu time a chegar a final com boas atuações contra Michigan e Wichita State, favoritos nesses confrontos. Além disso, foi o melor jogador de seu time nos dois últimos jogos, com 17 pontos e 5 rebotes na semifinal e 20 pontos e 7 rebotes na final, demonstrando que tem frieza e não sente pressão.

Young é um bom arremessador da linha dos três e possui uma mecânica rápida capaz de ajudá-lo contra as marcações da NBA. Possui a capacidade de arremessar encima dos adversários com grande eficiência. É um jogador com um grande físico, alto para a posição e com capacidade de ganhar na força de seus marcadores, o que o ajuda em infiltrações. Também é um grande pegador de rebotes para a posição, possui noções de posicionamento e com a ajuda de seu físico consegue pegar rebotes importantes.

Seu principal defeito é a marcação. Ele não possui grande trabalho de pernas, nem uma noção defensiva e sofre muito com trocas de marcação e infiltrações, algumas vezes fazendo faltas desnecessárias e deixando bons arremessadores livres na linha de três. Com a bola na mão James possui dificuldades e além disso não consegue usar sua mão direita. Não um jogador muito rápido e explosivo e possui dificuldade de se livrar da marcação quando tem a bola. Quando chega próximo à cesta, sob marcação de pivôs, não consegue arremessar.

Algumas dúvidas surgem a respeito de como James Young vai jogar no nível da NBA. Uma é como ele vai se adaptar à linha de 3 mais distante e como vai se portar contra melhores marcadores, já que seu repertório de movimentos e arremessos é restrito, além de sua falta de atleticismo. Mas ele também tem diversos pontos a seu favor, como seu porte físico, que permite que ele ganhe força e sua altura para a posição que pode compensar a falta de explosão. Outra grande vantagem dele é sua idade, possui apenas 18 anos e tem um grande potencial, o qual demonstrou em alguns jogos da NCAA. Com um "polimento" em seu ataque, uma melhora da leitura de jogo na defesa e o amadurecimento físico James Young poderá ser o jogador certo para preencher o vazio ofensivo nas alas do Suns.

A única grande questão para sua entrada no elenco do Suns é se o GM vai querer apostar em outro ala-arma dor jovem, já tendo Archie Goodwin no elenco. Tudo bem que Young pode jogar de ala, mas mesmo assim são dois jogadores muito jovens para praticamente a mesma função e ainda mais com o tempo de espera para o desenvolvimento dos dois. De resto sua entrada daria mais alternativas ofensivas para a equipe de Phoenix, além de que, a longo prazo poderá se tornar um titular com grande contribuição ofensiva para a equipe 

Será que vale a pena gastar uma escolha de loteria com James Young, ou ele é mesmo o cara certo para resolver os problemas ofensivos do Suns?

.............................................................................................................................