A casa brasileira do Phoenix Suns!


Alan Williams : a surpresa da temporada 2016/17



Alan Williams foi a grande surpresa do banco de reservas do Phoenix Suns na temporada 2016/17 e a franquia deve considerar lhe oferecer um contrato para os próximos anos.


Após jogar apenas sete minutos de média antes do All Star Game, Williams recebeu oportunidades e aproveitou a ausência de Tyson Chandler. Seu tempo de quadra subiu para 22 minutos, com onze double-doubles anotados, 11.2 pontos e 9.3 rebotes.

Williams é muito esforçado e precisou batalhar bastante para se firmar no Phoenix Suns. Após não ser draftado, chegou para alguns dias de treinamento no Phoenix Suns, equipe pela qual sempre torceu, de sua cidade natal. 

Considerado "acima do peso", ele foi foi dispensado pela franquia. Com o passar do tempo, foi chamado de volta e chegou a receber dois contratos de dez dias. Daí em diante, jogou ainda na Summer League, até receber o contrato para toda a temporada. 

Williams é o tipo de jogador que sabe de suas qualidades e não tenta ser o que não é. Seu esforço faz com que ele sempre coloque o máximo de seu potencial em quadra, sem nunca desistir. Por conta disso, venceu o Majerle Hustle Award 2017, prêmio concedido ao jogador do Suns com maior determinação em quadra. 

Não vejo Williams como o pivô titular do Suns nos próximos anos, mas ele é certamente o cara que precisa estar na rotação. Consegue produzir bastante saindo do banco de reservas e é um jogador bastante eficiente. 

A maior parte de seus pontos são de jogadas próximas à cesta e ele não é o jogador que irá criar o próprio arremesso. Mas jogando ao lado de Tyler Ulis, é o que o Suns precisa para aproveitar as assistências do baixinho. 


Além disso, Williams é um excelente reboteiro (algo que Alex Len não é) e isso se deve à sua inteligencia para se posicionar. Ele parece sempre saber qual é o lugar correto para estar e consegue ser dominante no quesito. 

Vejo Williams fazendo tendo trajetória parecida com a de PJ Tucker, que foi "achado" na Summer League e passou anos no Suns, lutando por todas as jogadas. Ele merece um novo contrato para os próximos anos. 

.............................................................................................................................