A casa brasileira do Phoenix Suns!


Raio X da temporada 2017



Terminou mais uma temporada regular. Analisaremos alguns números e desempenho da equipe.




Números da temporada

Campanha:  24 vitórias e 58 derrotas (15º colocação na Conferência Oeste)

Pontos por jogo: 107.7 (9º na Liga)

Pontos cedidos por jogo: 113.3 (30º na Liga)

Cestinha: Devin Booker, com 22.1 pontos 

Jogador com mais assistências: Eric Bledsoe, com média de 6.3

Reboteiro: Alex Len, com 6.6


Resumo da Temporada

Não é possível dizer que a temporada foi boa quando se termina em último lugar na Conferência Oeste. No entanto, o cenário não foi dos piores e o torcedor teve bons motivos para se animar.

É evidente que a melhor notícia do ano foi o desempenho de Devin Booker, que não só anotou 70 pontos em uma partida, mas que se mostrou decisivo em diversos momentos, decidiu jogos e foi consistente durante todo o ano. Ficou provado que ele não é all star, mas sim um super star e que será o cara da franquia nos próximos anos.

Também gostei do desempenho de Eric Bledsoe, que jogou muito bem ao lado de Booker. À medida que a equipe for melhorando, Bled será muito importante no processo de reconstrução.

O técnico Earl Watson foi bem. Quando uma equipe não está apta a vencer muitos jogos, deve-se focar no desenvolvimento de jovens jogadores e na maneira como se joga. Tudo bem que ele ainda está longe dos grandes treinadores da liga em questões táticas, mas a equipe mostrou organização, apesar dos resultados.

Em momento algum falou-se em "problemas no grupo" e a equipe sempre se mostrou unida, mesmo quando Watson resolveu deixar alguns jogadores de fora dos últimos jogos.

No desenvolvimento de jovens, dois se destacaram. Tyler Ulis é um excelente armador e espero vê-lo na rotação na próxima temporada (bye bye Brandon Knight). Quanto à Marquese Chriss, ainda peca por conta da falta de experiência, mas para um jogador de apenas 19 anos, ele se saiu muito bem e deverá contribuir mais no próximo ano.

A saída de PJ Tucker não agradou, ainda mais por ter sido praticamente de graça. PJ foi simbolo de luta nos últimos anos, exemplo de motivação e vontade dentro de quadra. Ainda bem que Alan Williams apareceu e mostrou a mesma motivação.

O lado negativo da temporada fica por conta de Alex Len, que ainda é uma incógnita. É bem verdade que ainda tem 23 anos e poderá evoluir ao lado de Chandler, mas quando? Vale a pena um novo contrato? Para ser sincero, Williams me parece a melhor solução em comparação com o ucraniano.

Não foi dessa vez que voltamos aos playoffs, mas reconstruir uma franquia não é fácil e para nós tem sido muito difícil. Apesar disso, o torcedor precisa acreditar e motivos não faltam. Booker, Ulis, Bledsoe...


.............................................................................................................................