A casa brasileira do Phoenix Suns!


O que esperar do Phoenix Suns nesta temporada?



Em menos de um mês terá início uma nova temporada regular da NBA. Assim como em todos os anos, o torcedor está empolgado e com grandes esperanças para que a equipe retorne aos playoffs. Mas até onde poderá chegar essa equipe do Suns?


Sem contratações de impacto, é difícil de cravar que esse time irá jogar bem e que logo retornará aos playoffs. Aliás, com tantos jovens no elenco, é uma verdade incógnita a equipe de Earl Watson.

Acredito que equipes como o Portland Trail Blazers no ano passado, em que trocou todo o elenco, são raras e o processo de reconstrução é muito mais lento do que o que aconteceu com os Blazers. É bem verdade que o processo do Suns já dura alguns anos, mas pelos sucessivos erros, a franquia teve que recomeçar mais uma vez.

No entanto, o torcedor tem muitos motivos para estar confiante. Earl Watson foi muito bem nos jogos finais da temporada passada, quando substituiu Jeff Hornacek, sendo justo e colocando uma equipe equilibrada dentro de quadra. 

Vejo o novo técnico como um ponto forte da equipe para 2016/17. Ele saberá utilizar os jovens jogadores da melhor maneira possível, sem colocar pressão sobre os garotos. 

O desempenho do Suns dependerá muito dos jogadores mais "caros" do elenco, como Eric Bledsoe e Brandon Knight. Eles produzem muito para a equipe e são capazes de decidir vários jogos. Por outro lado, precisão estar saudáveis e assumir a responsabilidade. 

Muito se espera de Devin Booker, inclusive que ele seja titular ao lado de Bledsoe, mas ainda é um garoto de 19 anos e com muito a aprender. Neste ano, não terá toda a liberdade que teve no final da temporada passada, além de que sofrerá com uma marcação mais intensa. Espera-se que ele adquira experiência para lidar com isso e o brasileiro Leandro Barbosa poderá ajudá-lo.

Marquese Chriss e Dragan Bender poderão ter grande impacto na equipe, assim como também podem atuar pouco. São muito jovens e não devem ser cobrados por oscilações que possam vir a ter, é difícil de fazer qualquer previsão antes dos primeiros jogos da temporada. Pelo que mostrou na Summer League, acredito que Chriss terá mais oportunidades na equipe, enquanto Bender terá muitos aspectos a melhorar, principalmente a condição física. 

Já que Booker, Chriss, Bender e até Tyler Ulis são muito novos, não podemos dizer o mesmo de TJ Warren, Archie Goodwin e Alex Len. Com certa experiência na NBA, chegou o momento de mostrarem algo a mais e encontrarem um lugar na equipe.

Com PJ Tucker contundido, é provável que veremos Warren em ação e isso me agrada, pois é um jogador com enorme potencial e que sofreu com lesões no ano passado. Len precisa jogar e repetir as atuações que teve ao lado de Chandler. Em relação a Goodwin, não vejo espaço para ele na equipe.

Portanto, o sucesso do Suns na temporada depende da evolução desses jovens jogadores. Ainda é cedo para se cobrar dos calouros, mas em relação aos que estão na equipe a pelo menos três anos, chegou o momento de se firmarem na equipe.

Nos últimos anos o Suns sequer teve uma equipe definida e é preciso encontrar uma maneira de jogar e de transformar o potencial desses jovens em realidade. Será difícil chegar aos playoffs neste ano, mas pelo menos o SUns precisa ter uma equipe equilibrada e fazer os ajustes nos próximos anos. 

GO SUNS!

.............................................................................................................................