A casa brasileira do Phoenix Suns!


Os perigos da offseason - Free Agency



Sempre que chega a offseason, o torcedor visualiza um novo cenário e diversas oportunidades de melhorar  a equipe, principalmente se a temporada que passou tiver sido ruim.

Isso tem se repetido com o Phoenix Suns, que mais uma vez vê na offseason uma promessa de um futuro brilhante. Contudo, não é tão fácil como se imagina e não existem fórmulas para serem seguidas.


Sem uma equipe competitiva e jogadores consagrados, o Suns já entra em desvantagem para assinar com um grande jogador. Ademais, a cidade de Phoenix está abaixo de outros grandes centros, como Los Angeles e Nova York, o que pode ser decisivo para alguns jogadores.

Então por mais que tenhamos esperanças e sonhamos com o melhor cenário, não podemos olhar a lista de free agents e achar que Kevin Durant, LeBron James ou Andre Drummond estarão disponíveis e irão assinar com o Suns.

Esses jogadores buscam equipes já consolidadas e que disputaram os playoffs nos últimos anos, ou então fazem como LaMarcus Aldridge, que optou pelo San Antonio Spurs ao invés de rumar para o Vale do Sol e assinar com o Suns.

Sendo assim, o manager irá atrás de outros jogadores menos badalados e que são titulares em suas equipe. E é aí que está o perigo.

Como quase tudo se resolve nos primeiros dias da free agency, é preciso ser rápido e aproveitar o momento em que a maioria das equipes estarão "assediando" os all stars. Com isso, muito dinheiro é oferecido para esses jogadores medianos, sendo que muitos deles não merecem e acabam decepcionando quando começa a temporada. No elenco atual do Suns, temos alguns exemplos...

Tyson Chandler recebe 13 milhões por temporada, e por mais que tenha uma carreira de respeito, possui 32 anos e está longe de ser o cara que vai liderar essa equipe.

Outro é exemplo é Eric Bledsoe, que recebe 13,5 milhões e terá aumento de 500 mil a cada temporada. No entanto, o Mini-LeBron ainda não justificou o seu apelido:

Médias na carreira: 11.6 pontos, 6.1 assistências e 4 rebotes.
Quantidade de jogos em cada uma das seis temporadas na NBA: 81-40-76-43-81-31

Sendo assim, Bledsoe teve três temporadas com menos de 45 jogos. Como confiar em um jogador que se contunde tanto?

Outro exemplo foi Eric Grodon, que recebeu a oferta máxima do Suns à quatro temporadas e hoje agradecemos aos Pelicans (na época Hornets) por terem igualado a oferta.

Com a "explosão" da folha salarial, o Suns estará mais uma vez em desvantagem, contudo será esse o momento para o manager Ryan McDonough tentar algo diferente e apenas contratar jogadores após o Suns ter uma equipe definida e com esquema tático que funcione.

Na próxima free agency, o Suns deverá ter os pés no chão e precisará ser certeiro, analisando bem as maiores deficiências da equipe (alas e ala-pivô) e tentando não fazer loucura por jogadores medianos.

Entre alguns bons jogadores que poderão estar disponíveis, vocês ofereceriam o salário máximo ou quase isso à Harrison Barnes, Al Horford, Bradley Beal, Mike Conley, Nicolas Batum ou outros? Ou apenas all stars merecem receber ofertas tão altas?

.............................................................................................................................