A casa brasileira do Phoenix Suns!


A incrível temporada de calouro de Devin Booker


No imaginário do torcedor, o draft é a solução para parte de seus problemas enfrentados na temporada regular e a esperança de dias melhores. No entanto, a realidade muitas vezes é cruel e em alguns casos, sonhos se tornam verdadeiros pesadelos. Da mesma maneira, escolhas altas de draft podem surpreender e colocar a franquia em outro patamar.

De fato, as equipes tentam selecionar o melhor jogador e resolver problemas na equipe, mas não existe uma fórmula a ser seguida.

Me recordo de desejar que o Phoenix Suns trocasse a 13ª escolha, já que a franquia possuía muitos jovens no elenco (dois Morris, Len, Goodwin, Warren...) e a maioria deles sequer tinham desenvolvido o seu jogo.

Bem, o Suns selecionou Devin Booker, até então um jogador com um arremesso consistente e apenas isso. Em artigo do dia 21 de setembro, escrevi sobre o que esperava do calouro:

Esperava que ele jogasse entre 15 e 22 minutos, mas que seria difícil, já que teria como concorrentes na rotação Sonny Weems e Archie Goodwin. Acontece que o primeiro não se adaptou à equipe e pouco mostrou, enquanto Goodwin foi inconsistente, isso favoreceu Booker, que se tornou o primeiro da rotação.

Ademais, as contusões de Eric Bledsoe, Brandon Knight e Ronnie Price fizeram com que, em alguns momentos, Booker fosse o único jogador no perímetro. Ele não só passou a ser o arremessador da equipe, como também a armar as jogados. E de maneira surpreendente, foi muito bem:

-> Média de 13.7 pontos, quarto entre os calouros
-> 27.7 minutos de média
-> 4.9 assistências no mês de março

Tão importante quanto os números, é o impacto de Booker na franquia. Ele liderou a equipe em diversos jogos, e parece fazer todos os seus companheiros jogarem melhor. 

Após todo o destaque que teve no All Star Game, passou a ser "o jogador da franquia" e vimos o ginásio lotado em quase todos os jogos, além do respeito mostrado por estrelas como Dwayne Wade e Kobe Bryant.

Booker também quebrou alguns recordes na temporada, algo incomum para um jogador tão jovem (19 anos):

-> O calouro com mais jogos com pelo menos 27 pontos e 5 assistências
->Desde Damian Lillard, um calouro não tinha tantos jogos (5) com pelo menos 30 pontos

Não estou dizendo que ele será um all star e líder da franquia nos próximos anos, mas a sua temporada de estréia na NBA foi espetacular e podemos ter esperanças em relação ao futuro.

É claro que ainda precisa melhorar em muitos aspectos, principalmente na defesa, mas isso é algo que todos os calouros passam e o trabalho nos próximos anos poderá resolver.

Nos últimos anos tivemos muitas esperanças e parecia que nada funcionava. Jogadores com muito potencial não conseguiram demonstrar em quadra e esperança muitas vezes se transformava em decepções. Devin Booker foi quem conseguiu mostrar o que sabe em quadra e até jogou muito melhor do que se esperava. Que continue assim!




.............................................................................................................................