A casa brasileira do Phoenix Suns!


Análise - A demissão de Jeff Hornacek


Segunda a imprensa dos EUA, como ESPN e Yahoo!, Jeff Hornacek foi demitido após a partida de ontem. Isso mesmo, a casa caiu pro comandante da equipe.


Nesta temporada, o Suns possui campanha de 14 vitórias e 35 derrotas, a quinta pior da NBA. Ademais, perdeu 19 dos últimos 21 jogos e os 14 últimos fora de casa. 

Se olharmos as pretensões da equipe ao início da temporada, é totalmente compreensível sua demissão. Os torcedores esperavam voltar aos playoffs, principalmente após a contratação de Tyson Chandler, um dos melhores defensores da NBA. Contudo, o pivô não conseguiu jogar bem e muito menos à equipe.

Soma-se a isso, a incapacidade do treinador em superar diversas situações dentro do elenco, como os problemas com faltas, a falta de disciplina de Markieff Morris e não ter coerência na rotação da equipe.

É bem verdade que o treinador perdeu diversos jogadores por contusão, como por exemplo os dois cestinhas da equipe (Eric Bledsoe e Brandon Knight), mas o bom técnico deve extrair o máximo de seus jogadores e ter um esquema tático definido, o que não aconteceu nesta temporada.

Talvez a maior reclamação de todos seja a falta de oportunidades aos jovens da equipe. O Suns tem muitos jogadores talentosos, mas que são sempre "jogadores do futuro". Exemplificando, Archie Goodwin ficou três temporadas na equipe e só agora está tendo oportunidades (e só está tendo porque Bledsoe, Price e Knight se contundiram). 


Números de Horancek como técnico:

2013-14: 48-34
2014-15: 39-43
2015-16: 14-35

Total: 101 vitórias e 112 derrotas


O problema não está resolvido

Mesmo com todos os motivos para demitir Hornacek, é importante que o torcedor saiba que isso não será a solução para a equipe. Em dezembro, após alguns resultados ruins, o Suns demitiu os assistentes técnicos e nada mudou. Aliás, ficou pior.

Da mesma maneira, a demissão de Hornacek é mais uma tentativa de encontrar um culpado. Ele foi demitido agora porque alguém precisava sair, era necessário mudar algo após 19 derrotas em 21 jogos.

Não é porque Horancek saiu que a equipe começará jogar, Markieff Morris ficará contente e Alex Len se tornará um pivô de alto nível. A equipe deverá ter um técnico interino nos próximos jogos, provavelmente Corey Gaines, assistente técnico, e deverá continuar perdendo.

Sendo assim, demitir Hornacek agora ou ao final da temporada mudará pouco a nossa situação. Como Goran Dragic disse no mês passado, o Suns está sempre mudando e por isso não consegue ser consistente.

Mais uma vez, começaremos do zero. Essa temporada servirá apenas para desenvolver os jovens jogadores e elaborar o próximo ano. O manager Ryan McDonough precisa ser firme em suas decisões, pois o Suns está sempre mudando, mas talvez a peça a ser mudada seja o próprio manager.

Dias difíceis virão, mas que o Phoenix Suns consiga ressurgir das cinzas...

.............................................................................................................................