A casa brasileira do Phoenix Suns!


Por quê a 24 é só dele?


Até a temporada de 1988, jogadores da NBA só podiam entrar na Liga através do draft e mudar de equipe caso fosse envolvido em uma troca, não existia free agency.

Sendo assim, qual a chance de um bom jogador mudar de equipe? Quase nula. E se o jogador não fosse apenas 'bom', mas excelente e tivesse performances de MVP? Aí era impossível a equipe abrir mão.

Contudo, isso mudou e preocupado com a competição na temporada que iria se iniciar, Tom Chambers recebeu uma boa notícia, de que a NBA permitiria que jogadores com sete anos de experiência ou que tivesse tido dois contratos poderiam mudar de equipe. Chambers se encaixava nas duas opções. Assim começaria a sua história com o Phoenix Suns.


Nome: Thomas Doane Chambers 
Altura: 6' 10" (2.08 m)
Posição: Ala-pivô, pivô

Chambers chegou ao Phoenix Suns com 29 anos e vivendo o melhor momento da carreira. Em uma equipe recheada de jovens e bons jogadores, recebeu carta branca do treinador para arremessar o quanto quisesse.

"Imediatamente me tornei um técnico melhor após a chegada de Chambers," brincou o treinador Fitzsimmons.

De fato, toda a equipe se tornou melhor com Chambers. Kevin Johnson passou a ter alguém para completar seus passes brilhantes e logo se tornaram uma das melhores duplas da NBA.

Em sua primeira temporada, Chambers teve médias de 25.7 pontos e 8.4 rebotes. No ano seguinte, 27.2 pontos e 7 rebotes. Levou o Suns  a duas finais de Conferência, em uma época que reuniu diversos jogadores geniais. Foi três vezes ao All Star Game em quatro anos e eleito duas vezes para a segunda equipe ideal da NBA.

Chambers foi o jogador do Phoenix Suns que anotou mais pontos em uma partida: 60, contra o Seatlle em 1990 (você pode ler sobre o jogo aqui). Na época, quebrou sua própria marca, já que tinha anotado 56 pontos no mês anterior.

Em 1992-93, seu último ano com a camisa do Suns, viu Charles Barkley chegar à equipe para melhorar a defesa e o poderio ofensivo, assim, aceitou ser o sexto homem da equipe. Foi sem dúvida a melhor equipe que o Suns já teve e só não foi campeã por causa do Chicago Bulls de Michael Jordan.

Ao longo de sua carreira, Chambers anotou 20049 pontos (18.1), pegou 6703 rebotes (6.1) e distribuiu 2283 assistências (2.1). Participou quatro vezes do All Star Game, sendo MVP em 1987. Por tudo isso, a camisa do 24 do Phoenix Suns é só dele.

Abaixo, uma enterrada histórica em cima de Mark Jackson:





Curtiram o artigo? Aproveite então para conferir as outras "Camisas Aposentadas".

Fonte: Suns

.............................................................................................................................