A casa brasileira do Phoenix Suns!


A última temporada de um ídolo

Após 15 temporadas na NBA, o polivalente Shawn Marion confirmou à imprensa esta semana que irá se retirar do basquete após 15 anos. Marion foi fundamental nas grandes equipes do Suns na última década e certamente deixará saudades. 

Marion: ele foi rookie um dia



 Primeiros Anos

Dono de uma mecânica de arremesso curiosa, Shawn Dwayne Marion, conhecido como "The Matrix" pelos torcedores, nasceu no dia 07 de Maio de 1978 em Waukegan, Illnois. Foi draftado na 9ª pick do 1º round pelo Suns em 1999, após demonstrar imenso talento nas universidades de Vincennes e em UNLV, lugar que anotou médias de 23.5 pontos e 13.1 rebotes por jogo.

Logo em sua temporada de secundarista, em razão do seu atleticismo e incrível versatilidade defensiva, Marion foi escolhido para o All Star Game. Suas ótimas exibições com a camisa do Suns lhe renderam uma vaga na seleção estadunidense para as Olimpíadas de 2004 em Atenas. 

Auge

Em 2005, Shawn foi indicado novamente para o All-Star Game e figurou no 3º time ideal da NBA ao fim da temporada. No mesmo ano, tornou-se o 2º jogador, desde David Robinson em 91-92, a figurar no top 5 nas estatísticas de roubos de bola e rebotes (fato que repetiu no ano posterior).

Mas, foi na temporada 05/06 que Marion entrou para história do basquete com sua melhor temporada na carreira. Ele foi o único jogador da NBA a figurar no Top 20 em pontos, rebotes, roubos de bola, tocos e minutos (estatísticas contadas por minutos jogados). Além disso, foi indicado para o seu 3º All-Star Game na carreira, liderou o Suns em todas as estatísticas (exceto assistências, pois havia um tal de Steve Nash) e foi o 3º melhor jogador em eficiência.


O Big-Three de Phoenix!
Já em 06/07, "The Matrix" realizou mais uma grande temporada, o que lhe rendeu mais uma indicação ao All-Star Game. Dessa vez, em seu território dos tempos de universidade, Marion anotou 18 pontos, 8 rebotes e 2 roubos de bola em 22 minutos jogados no All-Star Game. 

Saída de Phoenix e consagração em Dallas

Após um desgaste interno no Suns, Marion pediu para ser trocado. Logo, no dia 06 de Fevereiro de 2008, Shawn Marion e Marcus Banks foram enviados para Miami em troca de Shaquille O'Neal. Após uma apagada passagem pela Flórida, Marion foi trocado para o Toronto Raptors. No Canadá jogou apenas meia temporada até assinar com o Dallas Mavericks em 2009.

Foi em Dallas que Marion conseguiu seu único anel da NBA. Ao lado de Dirk Nowitzki e Jason Kidd, o ídolo do Suns foi fundamental defensivamente durante a campanha. Sua versatilidade defensiva, fez com que o jogador fosse responsável por defender talentos como Kobe Bryant, LaMarcus Aldridge, Kevin Durant e LeBron James na série final. 

Campeão ao lado de duas lendas do basquete

Aposentadoria

Após 5 temporadas no Texas, Marion assinou com o poderoso Cleveland Cavaliers e aos 36 anos tem pouco a oferecer em quadra, apesar de sua experiência fora dela. O ala se aposentará com as incríveis marcas de 17000 pontos, 10000 rebotes, 1500 roubos e 1000 tocos. Somente Hakeem Olajuwon, Kevin Garnett e Karl Malone possuem essas estatísticas.

Em entrevista ao jornalista Paul Coro, do Arizona Central Sports, Shawn falou dos tempos de Phoenix: "Foi um tempo especial. Haviam torcedores incríveis em Phoenix e eu sempre vou ter boas lembranças de lá. Eu realmente gostaria de ter sido campeão em Phoenix. Quando você gasta muito tempo em uma franquia e vê como eu joguei bem por lá, você sente que aquilo é parte de você. Hoje eu sou um jogador de elenco, em Phoenix eu era uma superestrela."

O jogador disse também que poderia jogar mais três temporadas, porém a saudade de casa e por não acompanhar o crescimento do filho da maneira como gostaria o fizeram mudar de ideia. Shawn Marion se aposentará ao fim da temporada 14/15 e certamente deixará saudades aos fãs da NBA.

Abaixo você poderá ver um dos melhores jogos de Marion com a camisa do Suns:



Fontes

http://s1.reutersmedia.net/resources/r/?m=02&d=20111221&t=2&i=549603951&w=580&fh=&fw=&ll=&pl=&r=BTRE7BK1D2I00

http://en.wikipedia.org/wiki/Shawn_Marion

https://www.youtube.com/watch?v=naDGlk--keo

http://www.azcentral.com/story/sports/nba/suns/2015/01/21/shawn-marion-retiring-cleveland-cavaliers-phoenix-suns-nba/22115987/?hootPostID=%5B%270df65259e8597f51319ba65b648878cc%27%5D

http://archive.azcentral.com/php-bin/commphotos/view.php?id=82060

http://archive.azcentral.com/i/E/5/0/PHP486015045D05E.jpg



.............................................................................................................................

0 Spurs Haters já comentaram este post:

Postar um comentário

Deixe sua opinião!