Exatamente hoje faz um mês desde que o Phoenix Suns estreiou na NBA. Durante esse tempo, não vimos muito coisa boa. Nesse post, vou falar um pouco de como foi esse primeiro mês.
Foram 17 jogos nesse período e o Suns venceu apenas 6 jogos. A única vitória realmente significativa foi sobre Portland Trail Blazers, que no momento estava embalado e o Suns quebrou uma sequência de 5 vitórias deles. As outras foram para times ruins ou em má fase.
Perdemos jogos considerados fáceis, e a maioria deles jogando em casa. A pior foi na última partida, contra o Toronto Raptors que não vencia à 8 jogos.
Nesse momento o Suns está na 12ª posição na disputada Conferência Oeste e muito distante de uma vaga nos playoffs.
A Equipe
O Suns começou a temporada com Nash, Dudley, Hill, Frye e Gortat no time titular. Após uma sequência de 5 derrotas, Alvin Gentry mudou a equipe, com Markieff Morris e Ronnie Price substituindo Frye e Dudley, respectivamente. Abaixo, um breve resumo de cada jogador:
Steve Nash: Continua jogando como um MVP. Nash é líder em assistências na Liga e tem um aproveitamento espetacular nos arremessos.
Jared Dudley: Altos e baixos na temporada. Acerta bons arremessos, mas ainda não teve um grande jogo. Na minha opinião, precisa melhorar muito para ser titular.
Grant Hill: Não tem feito uma boa temporada. Seus arremessos não caem e ele não tem sido o ótimo jogador defensivo dos últimos anos.
Channing Frye: Não sei como um jogador piora tanto de uma temporada para outra. Ele tem jogado mal, e mereceu perder a vaga de titular.
Marcin Gortat: Começou devagar, aos poucos foi evoluindo e hoje é o grande pontuador e reboteiro da equipe. Nos últimos 8 jogos, conseguiu um duplo-duplo.
Ronnie Price: Uma das surpresas da temporada. Tem jogado bem, tanto na defesa quanto no ataque.
Shannon Brown: Um bom jogador vindo do banco, sempre ajudando na defesa e acertando bons arremessos no ataque.
Hakim Warrick: alterna altos e baixos.
Markieff Morris: Muito bem em seu primeiro ano, foi uma ótima escolha no draft. Falta ainda um pouco de experiênica, principalmente com faltas.
Robin Lopez, Josh Childres e Sebastian Telfair: Mais atrapalharam que ajudaram.
Numa tentativa de melhorar o poder ofensivo, o Suns contratou Michael Redd. Ele jogou bem no primeiro jogo, mas depois pouco jogou. Precisa de sequência para pegar ritmo de jogo.
Não vejo muito o que melhorar nesse time, Gentry tem mudado bastante a equipe, que continua muito irregular. Gostei dessa nova formação, mas infelizmente na prática não mudou nada. Continuamos dependentes de Nash e Gortat.
Muitas trocas já estão sendo especuladas, a maioria delas envolvendo Steve Nash. O fato é que para essa temporada está muito difícil de chegar aos playoffs. Uma troca encolvendo Nash ou outro jogador seria pensando no futuro.
Nesse último mês tivemos dias difíceis e é bem improvável que essa situação mude, mas como torcedor fanático, sempre fica aquela esperança...
E vocês, o que estão achando da equipe e o que esperam?