A casa brasileira do Phoenix Suns!


Suns da adeus à temporada com vitória em casa


Após uma ano de altos e baixos, o Phoenix Suns deu adeus à temporada 2008-09 da NBA com vitória, 117 a 113, sobre o Golden State Warriors, nesta quarta-feira (15/4). O armador Leandrinho, que ficou em segundo plano para o público brasileiro com as grandes temporadas de Anderson Varejão e Nenê, pelo menos por uma última noite pôde roubar os holofotes de seus compatriotas, sendo o único do trio a terminar a temporada regular com vitória. O jogador paulista acertou oito de 18 arremessos para terminar com 18 pontos, segunda maior marca do Suns na partida, além de 3 rebotes e 1 roubo de bola em 27 minutos.

Os protagonistas da noite, no entanto, foram o ala Grant Hill e o pivô Shaquille O’Neal. Além de ser cestinha, com 27 pontos, Hill conquistou um feito que, para outros, pode parecer mundano, mas para ele, foi inédito: jogou todas as 82 partidas da temporada pela primeira vez na sua carreira. Nos 14 campeonatos da NBA anteriores, o lateral sempre lidou com uma série de lesões que limitaram sua participação. “Antes do jogo, os caras trouxeram vários bolinhos e os organizaram no formato do número 82. Imediatamente, fiquei muito cansado ao pensar nos 82 jogos. Mas é algo de que estou muito orgulhoso, estar lá dentro e jogar, e eu acho que eu melhorei durante a temporada. Vou simplesmente tentar fazê-lo novamente e jogar 82 no ano que vem”, disse Hill, de 36 anos de idade.

O armador Steve Nash disse que Hill o inspirou bastante. “Para um cara passar por tantas coisas em sua carreira, especialmente com todas as lesões, e estar com 37 anos (na verdade, 36), jogando todas as 82 partidas e todas em um nível muito alto… Ele fez muitas coisas por nosso time”, disse Nash, que teve um duplo-duplo de 10 pontos e 10 assistências.

O ala-armador Jason Richardson marcou 10 pontos e O’Neal anotou 15. O pivô acertou cinco de nove arremessos e terminou a temporada com 60,9% de aproveitamento nos arremessos, superando o brasileiro Nenê por 0,5 pontos percentuais. O Suns (46v-36d) terminou a temporada com 10 vitórias acima dos 50% de aproveitamento, mas se tornou a vítima mais recente do desequilíbrio entre as conferências da NBA; no Leste, sua campanha seria suficiente para a quinta posição. No Oeste, a equipe ficou dois jogos atrás do Utah Jazz pela oitava e última vaga na pós-temporada.

Nesta quarta, o Warriors chegou a liderar por 14 pontos no primeiro quarto e levaram uma vantagem de 36 a 24 ao segundo período. Dois lances livres de CJ Watson deixaram a vantagem de Golden State em 16 pontos pouco depois, mas Phoenix reagiu com uma arrancada de 15 a 2, incluindo oito pontos de Richardson. O empate veio ainda no segundo quarto, com uma bandeja de Shaq no contra-ataque, e o primeiro tempo terminou empatado em 56 pontos.

O terceiro quarto foi equilibrado, com oito mudanças na frente, mas Golden State foi ao último quarto à frente por 90 a 86. Leandrinho abriu a pontuação no último período, diminuindo para dois pontos, e o Suns virou com cinco pontos seguidos do reserva Jared Dudley. Kelenna Azubuike deu ao Warriors sua última vantagem no jogo com uma cesta de 3 pontos, e a partir daí, Phoenix arrancou em 13 a 2, sequência encerrada com mais uma bandeja de Leandrinho. O lance deixou o time da casa à frente por 108 a 99 com 4min18s restando.

O Warriors ainda ameaçou: três lances livres de Watson reduziram a diferença para quatro pontos com 59s por jogar, mas Hill converteu um lance livre e, em seguida, roubou a bola de Anthony Morrow e marcou uma bandeja com 25s restando: 115 a 108 para o Suns e vitória praticamente garantida.

“Para nós, terminar a temporada numa nota positiva, com vitória, achei que foi bom”, disse o técnico interino Alvin Gentry, que teve 18v-13d (58,1%) em seus 31 jogos no comando do time, sendo que teve o ala-pivô All-Star Amaré Stoudemire por apenas dois jogos. Seu predecessor no cargo, Terry Porter, teve 28v-23d (54,9%). “Nós perdemos muitos jogos que deveríamos ter vencido este ano. Tem sido um ano decepcionante. Eu sinto que nós não merecemos realmente estar nos playoffs. Nãos provamos a nós mesmos que merecemos. Temos de tomar nosso remédio e aprender com isso”, disse Nash.

Golden State (29v-53d) sabe como o Suns se sente: no ano passado, foi o Warriors que ficou em casa assistindo aos playoffs, apesar de vencer 48 vezes na temporada regular. Este ano, porém, o time perdeu seu principal armador, Baron Davis, para o rival divisional Los Angeles Clippers, e seu substituto, Monta Ellis, se acidentou durante as férias, sendo suspenso dos primeiros 30 jogos da temporada. Uma série de lesões e controvérsias acumularam-se durante o campeonato e o time logo se viu fora da contenção por vaga nos playoffs. Nesta quarta, o time só usou sete jogadores, sendo apenas um deles, o pivô Andris Biedrins, considerado titular no início do ano - e mesmo assim, o letão começou no banco. Até na entrevista pós-jogo, o treinador Don Nelson enviou um suplente para seu lugar, o assistente técnico Keith Smart.

O ala-armador calouro Anthony Morrow foi o destaque do Warriors, com 33 pontos e 12 rebotes. CJ Watson teve 20 pontos, 12 assistências e 7 rebotes. Azubuike marcou 18 pontos, Anthony Randolph contribuiu 14 pontos, o reserva Rob Kurz teve 11 pontos e Biedrins acrescentou 9 pontos e 10 rebotes.

.............................................................................................................................

0 Spurs Haters já comentaram este post:

Postar um comentário

Deixe sua opinião!