A casa brasileira do Phoenix Suns!


Por quê a 5 é só dele?



Ele, Richard Albert Van Arsdale, foi nada mais nada menos do que o primeiro grande ídolo que passou pelo Suns, fez a primeira cesta da história da franquia e é considerado o "Suns Original".


Nome: Richard Albert Van Arsdale
Apelido: Dick
Altura: 6' 5" (1.96 m)
Posição: Armador

Ele fez história na universidade de Indiana, onde , junto com seu irmão gêmeo Tom Van Arsdale entraram para o Hall da fama da universidade, dali foi draftado em 1965 pelo New York Knicks na segunda rodada, lá ele atuou por três anos.

Nascido no dia 23 de Fevereiro de 1943, ele tem 1.98 de altura e 95 Kg, atuava como SF ou na chamada posição 3.

Na sua primeira temporada pelo Knicks fez boas média para um rookie com 12.3 pontos por jogo, e ainda 2.3 assistências, ele esteve no primeiro time de calouros da temporada.

Quando em 1968 surgiu a franquia aspirante Phoenix Suns , Arsdale foi escolhido no Draft de Expansão, jogando pelo time do Arizona, o ala permaneceu 9 anos na franquia.

Os primeiros anos foram de maior dificuldade já que o time era feito em sua maioria de jovens universitários recém chegados.

Seu grande feito foi ter chegado na épica final de 1976 onde o time saiu derrotado frente ao grande Boston Celtics, apesar de todo os esforços da franquia que completava apenas 7 anos de existência naquela época.

Arsdale participou de três All-Star Games , e teve como melhor temporada em termos de médias, em 1970-71 onde teve média de 21.9 pontos.

Mesmo com um time limitado que tinha o Suns naquela época ele foi um grande líder, levando a franquia do Arizona a três playoffs nos seus primeiros 10 anos de existência.

Uma grande marca em seu jogo era a incrível percentagem nos arremessos de lance livre que ele tinha, um dos melhores da história.

No ano seguinte da melhor temporada da franquia até ali, ele se aposentou, no ano 1977 tendo jogado ao todo 12 temporadas na NBA.

Teve média em toda a sua carreira de 16.4 pontos por jogo e 0.2 tocos, 0.9 roubadas de bola, 3.3 assistências.

Enfim, Van Arsdale teve uma identificação incrível com a franquia, e em 1987 foi treinador e anos depois ocupou o cargo de GM do Phoenix Suns.

Por ser uns dos principais responsáveis pelo crescimento da franquia e por sua liderança ,a camisa 5 é só dele.

.............................................................................................................................

0 Spurs Haters já comentaram este post:

Postar um comentário

Deixe sua opinião!