A casa brasileira do Phoenix Suns!


Suns ao redor do mundo - Final

Sim, ele acertou esse arremesso!


Chegamos hoje ao fim da série de posts com os jogadores estrangeiros que passaram pelo Phoenix Suns. Hoje tem jogadores do Japão, África do Sul, Escócia...


Robert Archibald – Escócia

Archibald é um pivô escocês de 2,11m e que esteve em quatro equipes da NBA, mas não conseguiu se firmar em nenhuma delas.

Foi selecionado no draft de 2002 com a 32ª escolha pelo Memphis Grizzlies. Em duas temporadas na liga, atuou em 44 partidas, sendo apenas uma com o uniforme do Suns.

Nesse jogo com a camisa do Suns, Archibald esteve em quadra por apenas quatro minutos e conseguiu dois pontos, um rebote e um roubo de bola.


Sean Marks – Nova Zelândia
Marks teve uma longa carreira na NBA, apesar do pouco sucesso. Foram onze temporadas na Liga e ficou com a fama de “jogador de grupo” por nunca ter reclamado pela falta de minutos em quadra.

Foi o primeiro jogador neozelandês à jogar na NBA e passou duas temporadas com o Suns, tendo jogado 23 partidas. 

O seu melhor jogo foi em março de 2008, quando conseguiu um double-double: 16 pontos e 13 rebotes.

Hoje o atleta segue na NBA, trabalhando no San Antonio Spurs.



Yuta Tabuse – Japão
O Suns já teve até um japonês! Tabuse foi o primeiro e único jogador japonês a atuar na liga americana e é conhecido em seu país como o “Michael Jordan japonês”.

Apesar do apelido, o atleta de 1,75m não conseguiu se firmar no Suns em 2004 e depois disso, passou algum tempo na D-League tentando voltar à NBA, porém, não obteve êxito.

Em sua estréia com a camisa do Suns, Tabuse conseguiu sete pontos, tendo acertado os quatro lances livres que tentou e um arremesso de três pontos.

 Abaixo, um vídeo com os lances do japonês (reparem na festa da torcida e do narrador a cada jogada).





Steve Nash – Canadá/África do Sul

Para encerrar a série, nada melhor do que Steve Nash, um dos maiores ídolos da franquia e da NBA. 

Foram tantos os feitos de Nash com o Suns, que é necessário um artigo especial para o MVP


.............................................................................................................................