![]() |
| Saindo uma notícia quentinha! |
Quando se fala no caso específico dos blogs e sites brasileiros sobre NBA (ou esportes americanos), nos deparamos com uma questão importante nesse meio: o tipo de conteúdo. Obviamente, vivemos no Brasil, a milhares de quilômetros do assunto a ser tratado pela página da web, ou seja, ninguém (preste atenção), absolutamente ninguém tem contatos ou a credibilidade necessária para apurar as notícias que serão reproduzidas.
O jeito (justificável) para noticiar aos fãs do esporte é recorrer a sites americanos. As fontes mais conhecidas do basquete são o Real GM, Hoopshype.com e Bleacher Report, além dos twitters dos famosos insiders das franquias. Tais fontes postam dezenas (eu disse dezenas) de notícias, rumores, declarações e notas em torno da liga, as quais me arrisco a dizer que bem poucas são realmente relevantes. São textos curtos, de fácil entendimento até para aqueles que não possuem um bom inglês. O fluxo de informações é grande.
Nada parece mais fácil que unir o útil ao agradável: traduzir as notícias, utilizar a foto da pauta em questão e é plaft-pluft, você tem um site com grande fluxo de notícias sobre NBA. Mas a questão aqui, caros, não é o fluxo de notícias, pelo menos não para quem se interessa pela veracidade e conteúdo das mesmas.
O momento dispensa a enumeração dos sites que vivem da tradução de notícias, e só da tradução de notícias. A produção de conteúdo próprio como artigos históricos, análises, podcasts, videocasts e opinião acrescenta muito mais que qualquer notícia furada. O que alguns chamam de trabalho abnegado, eu chamo de plágio traduzido. Em alguns casos, nem a foto do artigo original os editores tem a disposição de mudar.
Muitos reclamam (diretamente à minha pessoa) sobre o baixo fluxo de postagens neste humilde blog, mas saibam que esse não é o nosso objetivo. Não temos a intenção de monopolizar as tags sobre o Suns nos sites de buscas, muito menos atingir as nossas centenas de visitas diárias (que, a propósito, já atingimos com conteúdo próprio). Até as notícias de maior relevância são adaptadas da melhor maneira, fazendo com que o texto acrescente algo ao leitor. Afinal de contas, a notícia em si você encontrar em qualquer lugar, não é mesmo?
A intenção aqui é fazer uma espécie de parceria indireta com os sites que dão a notícia e as jogam "no ar". Não há motivo algum para construir um site para concorrer com os mesmos, ainda que em outra língua. Isso é o que chamo de "Filosofia SunsBR". Queria eu poder chamar de "Filosofia dos sites brasileiros de NBA", mas alguns infelizmente pensam diferente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

5 Spurs Haters já comentaram este post:
Pessoal, voces podem colocar algo sobre a nossa seleção ontem que ganhou do mexico, é pedir muito?
Muito Grato.
olá pessoal, sou do blog Endereço do Esporte e vim até o seu blog para fazer uma parceria. Sou torcedor do Phoenix Desde que assisto basquete.
www.enderecodoesporte.blogspot.com
FALA SUNS BR,GOSTARIA DE SABER SE VOÇÊS TOPAM UMA PARCERIA COM O MEU RECÉM CRIADO BLOG http://central-nba.blogspot.com/,CASO SE INTERESSEM ENTRE EM CONTATO.DESDE JÁ AGRADEÇO!
O que aconteceu, aqui? Tá tudo parado porque? Voces não da noticias mais.
Postar um comentário
Deixe sua opinião!