A casa brasileira do Phoenix Suns!


A diminuição de times da NBA seria a solução?



O (quase sempre) polêmico Lebron James declarou recentemente que em sua opinião a contração da liga seria a melhor alternativa para que a NBA voltasse aos seus tempos de glória. Segundo o mesmo, além de aumentar a qualidade, seria uma espécie de justiça com jogadores excepcionais que tem seu talento estrangulado, chegando a citar atletas como Devin Harris e Brook Lopez, atualmente no New Jersey Nets.
Mas , como toda decisão da NBA, a contração da liga se apresenta muito mais complexa do que parece , e merece ser alvo de grande discussão antes de qualquer tipo de movimento.




Analisando por um aspecto qualitativo, é além de óbvio , observavel que a liga seria mais competitiva. Em um exercicio de imaginação , resolvi retirar 7 times da liga , considerando aspectos como campanhas recentes e tradição na NBA, saindo assim : Raptors, Nets, Bobcats, Timberwolves, Kings, Clippers e Grizzlies. Com estas equipes fora da liga, seria necessário um draft de expansão em que a maioria das equipes participantes seriam extremamente beneficiadas (imagine o Suns com Blake Griffin ou Kevin Love?) e por consequência, a liga se tornaria mais competitiva e acirrada. Mas, nem tudo são flores.

Como esse mundo que vivemos é o real (pelo menos é o que a Matrix fala que é real.) temos de enxergar outros aspectos de cada decisão. O primeiro dano com a retirada destes times seria o financeiro, além da renda vinda dos ingressos, todos os times da NBA faturam muito com patrocinios e ações de marketing , e retirar verba neste momento de crise econômica da liga pode ser um movimento que , apesar da intenção de gerar economia, poderá gerar um desequilíbrio na balança comercial.

Outro tópico a ser tratado é o emocional. Imaginem se você, torcedor da Portuguesa Santista, descobrisse um dia que seu time foi anexado pelo Santos e deixou de existir, seria uma horrível , não? A questão é que cada uma das franquias retiradas por mim lutaram muito para ter um time de basquete em suas cidades (no caso do Raptors, no seu país.) e a saída das equipes pode gerar um desinteresse pelo esporte por parte destas torcidas, assim, o aumento da competitividade  da NBA não adiantaria de muita coisa já que não teria o público que merece.

E estes aspectos tratados foram somente na visão econômica e qualitativa geral da liga , sem contar a os jogadores que ficaram sem time e terão que ir para Europa e como seria (ainda) mais complexos os drafts apartir da contração.

A diminuição de times da liga é um assunto complexo e deve ser tratado como tal. E você leitor, o que pensa? É favor da contração ou não ? Deixe sua opinião!

.............................................................................................................................

0 Spurs Haters já comentaram este post:

Postar um comentário

Deixe sua opinião!