A casa brasileira do Phoenix Suns!


Segundo colunista da ESPN, Suns é a 5ª maior franquia da história da Liga

John Hollinger, conhecido colunista da ESPN, principalmente por alguns artigos polêmicos, publicou no site da emissora americana seu ranking das 5 maiores franquias da liga.

Claro, ele não acordou numa manhã de quinta-feira e decidiu colocar la as que ele mais simpatiza. Para chegar a tal conclusão ele se utilizou de alguns aspectos objetivos, ou seja, números, em sua maioria. Hollinger determinou uma pontuação para cada 'feito' da franquia, obtendo um número que será dividido pelo número de temporadas disputadas por tal franquia. A pontuação estabelecida é a seguinte:

- Vitória na temporada regular: 1 ponto
- Vitória nos playoffs: 2 pontos
- Jogador no All-Star Game: 2 pontos
- Série vencida nos playoffs: 4 pontos
- Título da NBA: 30 pontos
- Mudança de cidade: 100 pontos perdidos

Além desses aspectos objetivos, ele adotou um quesito subjetivo à lista, que pode variar de 50 a 150 ganhos, ou perdidos. Este quesito avalia equipes e jogadores incontestáveis, mas que não obtiveram bons resultados, e times que tiveram sempre algum tipo de contestação, mas acabaram por ter um bom resultado.

Para o caso acima, o autor da coluna cita o exemplo do Portland Trail Blazers da década de 90, que obteve resultados ótimos, apesar dos problemas extra-quadra, principalmente
com jogadores envolvidos em problemas judiciais, o que acabou apelidando a equipe de Portland "Jail" Blazers (cadeia).

A estatística também conta os resultados das equipe na ABA (liga 'concorrente' à NBA até o ano de 76, quando se fundiram). A pontuação dessa liga vale a metade da 'liga atual'.

RANKING:
1 - Los Angeles Lakers: 78,71 pontos por temporada
2 - Boston Celtics: 73,98
3 - San Antonio Spurs: 62,05
4 - Chicago Bulls: 59,77
5 - Phoenix Suns: 57,85
______________________________

6 - Philadelphia 76ers
7 - Utah Jazz
8 - Portland Trail Blazers
9 - Indiana Pacers
10 - Houston Rockets
11 - Milwaukee Bucks
12 - Oklahoma City Thunder
13 - Detroit Pistons
14 - Miami Heat
15 - Orlando Magic
16 - New York Knicks
17 - Dallas Mavericks
18 - Denver Nuggets
19 - Cleveland Cavaliers
20 - Golden State Warriors
21 - New Jersey Nets
22 - Atlanta Hawks
23 - Washington Wizards
24 - New Orleans Hornets
25 - Sacramento Kings
26 - Minnesota Timberwolves
27 - Toronto Raptors
28 - Charlotte Bobcats
29 - Los Angeles Clippers
30 - Memphis Grizzlies

Você ai deve estar se perguntando o que o Suns faz à frente de outrs equipes como Pistons, Blazers, Rockets e outras equipes que já foram campeãs.

É, olhando assim parece bem estranho mesmo. Mas pense bem, reflita sobre uma sequência de bons resultados, que nem sempre são traduzidos em títulos (aí está aquele quesito da subjetividade). É exatamente o que o Suns vem fazendo. De 1988/1989 a 2000/2001, ou seja, em 13 temporadas, o Suns foi aos Playoffs 13 vezes, sendo eliminado no primeiro round 4 vezes e chegando a uma final (e indo além dos quesitos de Hollinger, um MVP - Charles Barkley).

De 2004 a 2008 o Suns foi aos Playoffs nas quatro temporadas, perdendo duas finais de conferência, uma semi-final e sendo eliminado no primeiro round uma ocasião (mais uma vez, fugindo dos quesitos matemáticos, teve também o MVP da temporada, não uma, mas duas vezes).

Se utilizando um pouco destes dados subjetivos somados aos matemáticos, não só John Hollinger, mas outros especialistas americanos afirmam que o Phoenix Suns é, juntamente com o Utah Jazz, a maior franquia não campeã da NBA, por algum motivo. Mas o que será que há de errado? Falta de planejamento? Falta de sorte? Incompetência dos jogadores ou comissão técnica? Comente.

.............................................................................................................................

0 Spurs Haters já comentaram este post:

Postar um comentário

Deixe sua opinião!