A casa brasileira do Phoenix Suns!


Alguns pontos positivos da temporada 2008/2009

Muito bem, leitores do Phoenix Suns Brasil, os Playoffs estão rolando e, infelizmente, não pudemos estar lá nessa temporada. É realmente uma surpresa ficar de fora dos Playoffs qaundo se trata de um time que alcançou a pós-temporada 4 temporadas consecutivas, e tem um elenco considerado "top 10" na liga; supresa para jogadores, fãs, crítica, editores e leitores deste humilde blog.

Mas a temporada não foi só de coisas ruins. Existem alguns pontos para servir de alento e não achar que a temporada foi horrível assim. Claro que não é o bastante para esquecer a eliminação 'precoce', nem perto disso, mas vale a pena relembrar.

Vamos à lista:

1. Steve Nash foi o primeiro jogador da história da NBA a terminar a temporada com um aproveitamento superior a 50% nos chutes de quadra, 90% na linha dos lances-livres e porcentagem superior a 40 na linha dos três por TRÊS temporadas consecutivas. Ele bateu o record anterior que era de Larry Bird, que obteve o feito 2 temporadas consecutivas.

2. Pela primeira vez em sua longa carreira, Grant Hill jogou os 82 jogos da temporada regular.

3. O Super-pivô Shaquille O'Neal liderou a liga em percentual de chutes de quadra pela décima vez em sua carreira. O último jogador da equipe do Vale-do-Sol a liderar a liga em tal categoria fora Cedric Ceballos na temporada 1992/1993

4. O Suns liderou a liga em pontos de 'contra-ataque' (ou fast break points) desde o All-Star Break, e também liderou a liga em pontuação após essa data, conseguindo o feito pela quarta vez nas últimas 5 temporadas.

5. O Suns registrou 5 quartos com pontuação superior a 40 desde o All-Star Break, ou, como queira, a troca de Porter por Gentry. Essa mesma marca de 40 pontos em um só quarto havia acontecido somente duas vezes nos 203 períodos antecedentes ao All-Star.

6. O Suns terminou a temporada com a segunda melhor campanha de uma equipe que não alcançou os Playoffs desde que as equipes qualificadas para a pós-temporada foi para 16, na temporada 83/84. Foram 7 vitórias a mais que o oitavo colocado da conferência Leste (Detroit Pistons).

7. O auxiliar técnico Alvin Gentry teve o melhor aproveitamento em vitórias de TODOS os treinadores que iniciaram sua campanha no meio da temporada, substituindo um técnico ja demitido.

8. O Suns liderou a NBA em aproveitamento de chutes de quadra pela quarta temporada seguida, e se tornou a primeira equipe desde o Chicago Bulls em 90/91 e 91/92 a disparar 50% dos field goals ou mais durante temporadas consecutivas.


Viram?! A temporada inteira não foi muito ruim. Agora é assistir aos Playoffs e esperar a temporada 2010 começar logo, e de maneira organizada para o Suns.


Tudo bem, chega de enrolação. A temporada foi sim, muito ruim, já que a equipe tem um dos maiores caps da liga, e excelentes jogadores, ganhadores de MVP, ROY, e por aí vai. Todos esperavam coisa melhor. Mas vamos fazer o quê? Esperar mais umas marquinhas do tipo "Grant Hill jogou os 82 jogos da temporada regular"? Sim, apesar de o Hill ter jogado todas as partidas de uma temporada ser um milagre (e que milagre), ele está ali para entrar em quadra, e não cumprir sua profecia de contusões.

Fiquem sabendo, leitores, que o autor deste artigo esta decepcionado com a lista supracitada que foi divulgada no site do Suns alguns dias atrás. Me pareceu uma mentalidade de equipe descompromissada voltada apenas para records. Records são apenas consequências de boas campanhas, mas pouco me importa se Hill jogou 8 ou 82 jogos, ou o Nash acertou 30% dos lances-livres, isso se formos julgar os fatos separadamente. Mas se a equipe toda (equipe toda inclui: titulares, reservas, bench warmers, técnico, e até os pobres Gatorade Boys) obtiver um bom rendimento a equipe alcança os objetivos, que são as vitórias, consequentemente os records irão aparecer. Aí sim, virei aqui temporada que vem todo felizão postar os records individuais do Louis Amundson líder em tocos e rebotes e do Dragic em assistências.

Bom, antes que me chamem de corneteiro nos comentários abaixo, vou explicar que este artigo não passou de uma brincadeira, que resolvi basear no artigo “10 Notable Notes From the End of the Season” escrito por Stefan Swiat no blog oficial do Phoenix Suns e pode ser visualizado no link: http://blogs.suns.com/2009/04/3379/ . Mas também serviu para informá-los um pouco mais sobre esses records que de fato são bem interessantes (exceto o do Grant Hill).


Agora se quiser já pode ir, ou pode ler mais algumas notícias (sérias, desta vez) aqui no Phoenix Suns Brasil.

.............................................................................................................................

1 Spurs Haters já comentaram este post:

Anônimo disse...

E ainda falam que Nash ja era... que devia sair... o cara alem de mandar muito bem individualmente faz o time todo jogar.

Postar um comentário

Deixe sua opinião!