Nome: Grant Henry Hill
Altura: 2.03 cm
Peso: 102 Kg
Data de nascimento: 5 de outubro de 1972
Local de Nascimento: Dallas, Texas
Universidade: Duke
Escolha no Draft: 3 escolha do Detroit Pistons em 1994
Prêmios: 7 vezes NBA All-star, 1995 Rookie of the Year(prêmio divido com Jason Kidd), 5 vezes
all-NBA Selection.
Camisa: 33
Médias na carreira: 10.5 pontos, 1.2 roubadas de bola, 3.2 assistências e 2.5 rebotes.
Grant Hill teve uma carreira execelente na NBA, marcada pelas lesões que sempre aconteciam na hora errada, para muitos se não fosse essas indesejadas situações poderia ter sido um dos maiores da historia.
Durante sua infância Hill sempre viu seu pai atuar na NFL pelo Dallas Cawboys, o que acabou incentivando o gosto do garoto pelos esportes e o basquete foi o qual ele mais se indentificou. Depois de se destacar no High School chegava a hora de escolher a universidade, seu pai insistia que ele fosse para a Carolina do Norte enquanto ele preferia Georgetown, sabiamente escolheu o caminho Neutro, a universidade de Duke.
Hill teve uma espetacular carreira universitaria onde foi tri- campeão com o Duke, em 1992, 1993 e 1994, em 1994 foi onde Hill carregou o time ja que Christian Leadnner um dos destaques foi para a NBA. Ele fez uma marca de mais de 1900 pontos, 700 rebotes, 400 Assistências encerrando sua carreira no colegial com chave de ouro, chegando a Draft muito valorizado.
Carreira na NBA
Chegou a NBA como a 3 escolha do Draft pelo Detroit Pistons devido a sua grande passagem na univerisidade, eram muitas as expectativas em cima de Grant. Logo de cara em sua primeira temporada na NBA ele teve médias de 19,9 pontos, 6,4 rebotes, 5,0 assitências, o garoto prometia mesmo, e as honras de Rookie of the Year foram dividas com o não menos sensacional Jason Kidd do Dallas Mavericks na época.
Um fato curioso é que ele foi o primeiro calouro a jogar um All-star game derrotando inclusive Shaquile O'neal no numero de votos.
Seu melhor ano pelo Piston foi o de 1995-96 quando ele conseguiu a marca de 13 triplos-duplos, e conseguiu uma medalha de ouro nas olimpiadas de Atlanta em 1996.Dessa vez ele superou Jordan na votação para o All-star Game, e com médias de 21.4 pontos, 9.0 rebotes e 7.5 assitências ele ficou em terceiro na disputa pelo MVP atrás de Karl Malone e Michael Jordan.
Após seis temporadas de muito sucesso e dar o que falar veio as suas famosas lesões , ele tinha tinha um total de 9393 pontos, 3417 rebotes e 2720 assistências, onde só Larry Bird e Orcar Robertson ultrapassaram essa marca depois de seis temporadas.
Quando em 2000 ele foi negociado com o Orlando Magic numa troca por Ben Wallace e Chuck Atkins, Hill veio a se unir a outro grande jogador, Tracy Macgrady porém ele foi muito prejudicado em Orlando devido a sua lesão no tornozelo.
Ele jogou 4 jogos em sua primeria temporada no Magic, 14 na sua segunda temporada, 29 na terceira e assim ele foi forçado a ficar quatro anos praticamente inativo no Magic, sendo que o Piston derrotou o Magic em 2003 nos playoffs e foi campeão em 2004 com o mesmo Ben Wallace envolvido em sua troca de destaque.
Em 2003 ele fez uma cirugia no tornozelo, e para a surpresa dos médicos ele reagiu com febre e convulsão e quase acabou morrendo.
Por isso que ele parece ter uma má sorte, mesmo sendo um jogador muito bom, os fatos não contribuiram para que ele tivesse o sucesso correspondente ao seu talento na NBA.
Em sua ultima temporada no Magic em 2004-05 ocilou o velho e bom Hill que atuo em 67 jogos,(perdeu alguns devido a lesões) e fez uma temporada razoavelmete boa com média de quase 20 pontos por jogo e 50 % de percentual em arremessos de quadra.
Em 2005-06 mais uma vez o estigma das lesões, dessa vez muito grave onde todos falavam que ele iria se aposentar, uma hernia no mesmo tornozelo esquerdo, resultado: jogou 21 jogos na temporada e com medo dos médicos que a lesão se agravasse ele ficou mais uma vez inativo.
Agora chega 2006-07 mais uma vez, agora complicações no joelho e ainda assim ele jogou 64 jogos e voltou a jogar os playoffs desde 2000, e tomou uma varrida do Pistons pro 4-0.
Acabando o seu contrato deixaria uma duvida, se ele iria se aposentaria ou escolheria outra equipe para a temporada 2007-08, já que ele estava meio que desacreditado com os acontecimento dos ultimos tempos.
Assim Grant Hill veio parar aqui, já em reta final de carreira acredito que ele tenha muita utilidade num time como Suns, já que as lesõe não estão atrapalhando muito por aqui, em 2007-2008 atuou em 70 jogos e será fundamental nessa temporada de renovações.
0 Spurs Haters já comentaram este post:
Postar um comentário
Deixe sua opinião!