A casa brasileira do Phoenix Suns!


O que fazer na free agency?

Renovar ou não renovar? Eis a questão...

Passado o draft, o Phoenix Suns terá a partir da semana que vem a free agency, período em que poderá contratar jogadores que estarão sem contratos. O telefone de manager Ryan McDonough irá tocar o tempo todo e ele terá muito trabalho para montar o elenco. Neste artigo tentarei esboçar a situação da equipe e possíveis alternativas.


Primeiramente, é necessário analisar o elenco, para identificar quais são as necessidades da equipe. Abaixo, o provável roster:

Armadores: Bledsoe, Ulis e Knight
Alas-armadores: Booker, Barbosa, Reed
Alas: Jackson, Warren, Dudley
Alas-pivôs: Chriss, Bender
Pivôs: Chandler, Len, Williams

O elenco é muito jovem, e acredito que as contratações serão de jogadores com vasta experiência na NBA.

Armadores

Considero que o perímetro possui bons jogadores, com Booker e Bledsoe como titulares e com pelo menos 30 minutos por jogo em quadra. Considerando que Brandon Knight continuará na equipe e ainda temos Ulis, o Suns não deverá contratar outro armador. Mas como escrevo há tempos aqui no blog, gostaria de ver um armador com maior capacidade de organização na equipe, algo que o Suns não possui. Seria pedir demais negociar o Knight e contratar Milos Teodosic, que joga na Rússia?
Porém, é provável que nada mude nesta posição.

O que poderá acontecer é a contratação de um ala-armador com experiência, já que o brasileiro Leandrinho Barbosa atuou pouco na temporada passada e caminha para seu último ano de contrato. 

Alguns nomes disponíveis: George Hill, Manu Ginobili (?), Kyle Korver, JJ Redick, Derrick Rose...

São só alguns dos jogadores que ficarão sem contrato. Talvez Redick seja um nome interessante e capaz de assinar com o Suns (deve-se considerar isso, e jogadores como Rose devem flertar com outras equipes). Ele teve bom desempenho nos últimos anos e poderia contribuir saindo do banco de reserva. 

Alas

O Suns possui dois alas jovens e que deverão receber muitos minutos para se desenvolverem. Caso playoffs seja a prioridade da equipe, seria necessário fazer uma grande aquisição nesta posição, porém, sabemos como tem sido difícil atrair bons jogadores para o Arizona. 

Uma opção possível é deixar TJ Warren como titular e com Josh Jackson na rotação, com muitas oportunidades durante toda a temporada. Warren começou muito bem no ano passado, mas logo se contundiu e não voltou a jogar da mesma maneira quando retornou. Saudável, poderá aproveitar e se firmar na equipe. Já Jackson é calouro e precisará se adaptar ao nível da NBA, assim como todos os outros rookies

Alguns nomes disponíveis: Tony Allen, Robert Covington, Danilo Gallinari, Rudy Gay, Jeff Green, Gordon Hayward, Andre Iguodala, Nikola Mirotic, PJ Tucker

Existem alguns bons jogadores disponíveis, mas que deverão receber propostas de várias equipes. Iguodala é muito experiente e ainda joga em alto nível Seria uma ótima contratação. Hayward é outro ótimo jogador e que também acrescentaria muito, porém, é possível que Ryan McDonough opte por dar chances aos jovens e guarde o dinheiro para a próxima categoria a ser analisada.

Ala-pivô

O Suns conta atualmente com Bender e Chriss, ambos com apenas 19 anos. Ano passado tentou-se ver o que acontecia com eles, além da aposta em Dudley como ala-pivô. No entanto, só podemos dizer que Chriss foi bem, já que o veterano pouco jogou e o croata se contundiu e mostrou que precisa evoluir em muitos aspectos. 

Portanto, acredito que é hora de abrir os cofres e ter um jogador que possa ser mais decisivo no garrafão. Alguém que anote muitos pontos na área pintada e que mostre maior segurança na defesa. 

Alguns nomes disponíveis: Taj Gibson, Paul Milsap, Blake Griffin, Serge Ibaka, David Lee, Montiejunas, Nerlens Noel, Zach Randolph, David West, Dirk Nowitzki

Milsap é uma das melhores opções disponíveis e acredito que seria um negócio capaz de acontecer. Ele possui muita experiência e poderia ser um mentor para os jovens do elenco. Dentro de quadra, seria uma ótima alternativa ofensiva. 

Como acontece todo ano, falou-se em uma troca tripla e que Kevin Love poderia desembarcar no Arizona. 


Pivô

Tudo que McDonough pensou há alguns anos quando contratou Tyson Chandler não aconteceu. Primeiro, LaMarcus Aldridge não assinou com a equipe. Depois, o veterano produziu pouco e não teve grande impacto dentro de quadra, apenas em algumas partidas. Por fim, esperava-se que Alex Len aprendesse com Chandler e se tornasse capaz de jogar em bom nível, o que ainda não se tornou realidade. 

Nesta free agency, o manager terá que tomar uma decisão e oferecer um contrato à Len ou à Alan Williams, que atuou muito bem nos últimos jogos da última temporada. 

Alguns rumores diziam que ele tentou trocar Chandler, mas será difícil convencer uma franquia a aceitar o veterano e seu valioso contrato. Mas caso assine com Len, estará colocando muito dinheiro em dois jogadores que não produzem tanto, como foi explicado aqui.

Alguns nomes disponíveis: Andrew Bogut, Nerlens Noel, Pau Gasol, JaVale McGee, Nene, Greg Monroe, Zaza Pachulia, Mason Plumlee...

Confesso não ficar muito animado com possíveis nomes na free agency. Talvez o mais importante seja se livrar do contrato de Chandler e apostar em alguém que defenda bem e com melhor custo-benefício. 


Análise final

Após essa analise, percebo que não será fácil ser manager nesta free agency e que boas opções estão escassas. McDonough terá muitas decisões difíceis e, pelo seu histórico, sempre optou por gastar pouco e apostar em jovens, mesmo quando tinha melhores alternativas. Não será surpresa se ele alterar pouco o elenco mostrado acima. 

E vocês, o que fariam na off season? Quais são as maiores necessidades da equipe? Quem gostariam de contratar?

Lembrando que apenas alguns free agents foram citados, e que muitos podem ter contratos renovados por clausulas. A lista completa pode ser lida no site da NBA (ver lista).

.............................................................................................................................