A casa brasileira do Phoenix Suns!


Alex Len - O pivô do futuro?



Em 2013, o Phoenix Suns selecionou Alex Len no draft, com a quarta escolha, na tentativa de resolver todos os problemas do garrafão, tanto ofensivo quanto defensivos. 

Contudo, o tempo passou e quatro anos depois, Len ainda é uma incógnita e muitos torcedores pensam que ele deveria ser trocado. Ao final desta temporada, ficará sem contrato e poderá negociar com outras equipes. Mas será que o Phoenix Suns deveria se esforçar para mantê-lo no elenco. 

Atualmente, Len é reserva de Tyson Chandler, de 35 anos, e tem médias modestas: 20 minutos, 7.3 pontos e 6.3 rebotes. Mesmo estando longe das contusões das primeiras temporadas, o ucraniano tem sido esquecido no banco de reservas, com médias de 13 minutos no últimos dez jogos. 

O draft sempre cria ideias na cabeça dos torcedores, que esperam a solução de seus problemas com uma escolha Top 5, porém, raramente acontece. 

Em quatro anos, Len mostrou evolução defensiva e é um dos melhores da posição na NBA. Marcando jogadores mais baixos, ele apresenta números melhores até que DeAndre Jordan e Marc Gasol. Consegue fechar os espaços e lidera a equipe em tocos. 

No entanto, a evolução ofensiva nunca aconteceu e Len parece ser nulo no ataque. Possui médias de apenas 7.3 pontos, tendo 56% de seus arremessos de curta distância. Seu jogo de costas para a cesta é fraco, assim como o o run and gun não funciona. 

Outro problema de Len tem sido a quantidade de faltas. Ele possui médias de três faltas por partida em 20 minutos. Tudo bem que o Suns é a equipe com mais faltas na NBA, mas é comum ver o ucraniano se complicando com faltas desnecessárias.

Pelo que mostrou, Len poderia continuar na equipe, participando da rotação e tentando melhorar seu jogo, já que possui apenas 23 anos. Mas o seu salário poderá ser um problema para a franquia.

Em média, uma equipe na NBA gasta 18% com pivôs. Atualmente, o Suns gasta 21% esse valor deverá ser maior, com o novo contrato de Len. Seria muito dinheiro sendo gasto para jogadores que não rendem tanto. Chandler tem jogado bem, mas é outro que possui dificuldades no ataque e ainda possui idade elevada. 

Portanto, o Suns terá uma difícil decisão a realizar na off season. Até o momento, Len não me convenceu e acho difícil que no restante desta temporada ele consiga. E vocês, renovariam com o ucraniano?

.............................................................................................................................