A casa brasileira do Phoenix Suns!


A última participação do Phoenix Suns nos playoffs




Seis anos meus amigos, seis anos desde a última participação do Phoenix Suns nos playoffs. Esse post é para aqueles que acompanhavam com a galera do finado orkut recordar daquela ótima equipe, e para os que não acompanharam, poderem conhecer um pouco mais da história recente da franquia.

De todos os anos da dupla Nash e Amar'e, esse era possivelmente o que a equipe possuía menores chances de chegar à pós temporada. Em 2009-2010, o Suns havia mudado de treinador (Terry Porter por Alvin Gentry) e ainda por cima substituíram o Shaquille O'Neal por Channing Frye. Mas dentro de quadra, tudo ocorreu bem desde o início...

Temporada Regular - 54 vitórias e 28 derrotas

A equipe manteve o estilo de jogo dos últimos anos, com Steve Nash jogando como um MVP e Amar'e Stoudemire destruindo defesas e o Anthony Tolliver. Os outros titulares eram o eficiente Jason Richardson, o veterano e também eficiente Grant Hill e Robin Lopez, que se contundiu e cedeu o lugar para Channing Frye.

E foi justamente Frye quem trouxe algo de diferente para a equipe, ao se movimentar e deixar o garrafão livre. O pivô-arremessador conseguiu abrir espaços na área pintada para a dupla Nash-Amar'e e ainda teve bom desempenho nos arremessos de longa distancia.

Com Leandrinho, Goran Dragic, Lou Amundson e Jared Dudley, o banco de reservas também teve seu destaque, com média de 40 pontos por partida. 

O Phoenix Suns terminou em terceiro lugar na Conferência Oeste e se classificou para enfrentar o Portland Trail Blazers na primeira rodada dos playoffs.


1ª rodada dos playoffs Suns 4 x 2 Blazers


Apesar de possuir uma boa equipe, com nomes como Brandon Roy, LaMarcus Aldridge e Nicolas Batum, o Blazers são foi páreo para o Suns, que se impôs desde a primeira partida. Destaque para os eficientes Stoudemire e Richardson, além da forte defesa de Grant Hill.




Semi-Final de Conferência - Suns 4 x 0 Spurs



Essa foi certamente uma das melhores exibições do Suns nos playoffs. Os Spurs já eram campeões e possuía uma base que em breve voltaria a levantar a taça. 

Com um ataque fulminante (pelo menos 107 pontos em todos os jogos), o Suns varreu seu maior rival, e espantou um histórico de eliminações para a equipe texana.

Destaque para Steve Nash, que na imagem ao lado cobrou um lance livre enxergando com apenas um olho. Após choque com Tony Parker, o canadense retornou ao jogo no último quarto e liderou o Suns, apesar da falta de visão: 20 pontos e 9 assistências.

Outro jogo marcante foi o de número três, em que o banco de reservas do Suns teve uma atuação magnífica, em especial, Goran Dragic. Foram 26 pontos para o esloveno, sendo 23 no último quarto. 




Final de Conferência - Suns 2 x 4 Lakers

Após perder os dois primeiros jogos em Los Angeles para uma ótima equipe que possuía Kobe Bryant e Paul Gasol no auge, o Suns fez valer o mando de quadra e empatou a série, com 41 pontos de Stoudemire no jogo 3 e 54 pontos do banco de reservas no jogo quatro. Ao final da partida, os quatro deram entrevistas como destaque:


O sonho da final terminou no jogo cinco, em uma das partidas mais tristes que vi. O Suns foi à Los Angeles e fez jogo duro. Chegou a empatar a partida à três segundos do fim, com uma incrível cesta de Jason Richardson. Todos já contavam com a prorrogação e o clima era totalmente favorável ao Suns. 

Com pouco tempo no relógio, era só marcar Kobe Bryant (não que seja fácil), todos sabiam que a bola iria para ele decidir. Bem marcado, Kobe errou o arremesso (air ball), mas a bola caiu nas mãos de Ron Artest, que fez a bandeja. 


No jogo seis, o Suns pareceu ter ficado em LA e pouco fez na partida. Fim do sonho de uma final para Steve Nash e cia. 

Foi a última participação do Suns em playoffs. Depois disso, tudo desandou no Arizona. Amar'e Stoudemire rumou para o Knicks, sendo substituído por Hedo Turkoglu, Hakim Warrick e Josh Childress. É claro que não ia sair algo bom disso...

Apesar do final trágico, derrotas fazem parte do jogo e o Phoenix Suns teve jogos memoráveis nestes playoffs. Jamais esqueceremos como foi varrer os Spurs. 


Artigo adaptado do Bright Side of the Sun.

.............................................................................................................................