A casa brasileira do Phoenix Suns!


Especial - Charles Barkley e Michael Jordan


Na semana passada, duas lendas do basquete mundial fizeram aniversário: Charles Barkley (dia 20) e Michael Jordan (dia 17). Neste artigo especial, o SunsBR irá contar momentos especiais que o ídolo do Suns e o do Bulls compartilharam.

O draft de 1984

Barkley e Jordan nasceram no mesmo ano, então chegaram à NBA pelo mesmo draft, ambos com 21 anos.

Para muitos, esse foi o melhor draft de todos os tempos (possui quatro jogadores no Hall da Fama e sete all Stars). Além da dupla, contou com outras lendas do basquete mundial, como Hakeem Olajuwon, John Stockton e o brasileiro Oscar Schmidt.

Uma das maiores surpresas foi a escolha de Jordan na terceira pick, já que possuía grande popularidade pelo bom desempenho em North Carolina. Acima dele, foram escolhidos Olajuwon e o desconhecido San Bowie.



Já Barkley, que havia defendido a universidade de Auburn e com ótimo desempenho, foi selecionado pelo Philadelphia 76ers, na quinta escolha.



O Dream Team

Ambos participaram da melhor equipe da história. A seleção dos EUA venceu todos os adversários com larga vantagem no placar e teve Barkley como um dos grandes destaques dos Jogos Olímpicos.


Barkley foi o líder da equipe em média de pontos (18), arremessos certos (71%) e aproveitamento nos arremessos de três pontos. E foi justamente na Olimpíada de Barcelona que Jordan e Barkley se tornaram grandes amigos. No entanto, logo iriam ter um duelo acirrado pela frente...




As Finais de 1993

Empolgado com o desempenho nos Jogos Olímpicos, Barkley chegou ao Suns para viver a melhor temporada de sua carreira, disposto a ser finalmente campeão da NBA. Neste momento, Jordan já havia diversos títulos de MVP e dois anéis de campeão.

Barkley liderou a ótima equipe do Suns, que venceu incríveis 62 jogos na temporada regular. Com médias de 25.6 pontos e 12.2 rebotes, foi eleito o MVP da temporada.

Na final, o Bulls derrotou o Suns por 4-2. Alguns dizem que faltou experiência ao Suns, outros que faltou saber utilizar a vantagem de jogar quatro jogos em casa, no entanto, sabemos que do outro lado tinha também uma forte equipe e com Jordan fazendo a diferença.

Confira nosso especial sobre a emblemática temporada de 93 e todo o caminho do Suns para chegar até a final pela segunda vez em sua história.


Aposentadoria de Jordan e sucesso de Barkley

Após a final de 93, Jordan deixou as quadras para jogar basebol. Sendo assim, a Nike precisa de um garoto propaganda na NBA e escolheu Charles Barkley, que lançou o primeiro tênis com sua assinatura:



Space Jam

Em um momento difícil, Barkley teve suas habilidades roubadas pelos monstros da Looney Tunes, e não teria mais condições de jogar na NBA.


Para a sorte de Barkley e de outros jogadores, Jordan venceu os monstros em um jogo lendário, e os convenceu para que devolvessem as habilidades.

Se alguém ainda não assistiu, não perca tempo e veja o filme Space Jam.


Últimos anos de carreira

Enquanto Jordan retornou ao Bulls para vencer mais alguns títulos e aumentar o seu legado, Barkley não conseguiu mais retornar às finais da NBA, seja nos últimos anos com o Phoenix Suns ou depois, no Houston Rockets.

Neste período, a rivalidade entre eles aumentou e aconteceu o famoso trash talk:



Amizade após aposentadoria? Não mais!

Em entrevista no ano passado, Barkley comentou que não é mais amigo de Jordan, já que como comentarista, criticou bastante o trabalho de MJ como general manager, algo que ele não gostou.

Atualmente, Barkley é comentarista da TNT e faz grande sucesso. Já Jordan é proprietário do Charlotte Hornets.


Para quem gosta de estatísticas, o "Land of Basketball" tem uma comparação com diversos números de Jordan e Barkley. Confira clicando aqui.

Fonte: Sports Illustrated

.............................................................................................................................