A casa brasileira do Phoenix Suns!


Análise - Morris deixa o Phoenix Suns


Acabou pessoal! Markieff Morris finalmente deixou o Phoenix Suns e levou todos os seus problemas para Washington. No entanto, essa troca não foi o melhor dos negócios para o Suns. Vi muitos torcedores em dúvida, uns achando que a franquia se saiu mal e outros felizes com a  saída do atleta.


De fato, se analisarmos apenas números e o valor dos jogadores, o Phoenix Suns deveria ter conseguido por Markieff Morris muito mais do que uma escolha de draft (1ª rodada, protegida 1-9), DeJuan Blair e Kris Humphries. O irmão de Marcus é jovem, eficiente em diversas funções e com ótimo contrato. No entanto, devemos olhar todo o contexto.

Morris estava desvalorizado, por conta de todas as confusões em que se meteu no último ano. O Brightside of the Sun fez uma lista, com 15 problemas (isso mesmo, QUINZE confusões ao longo do último ano) envolvendo torcedores, imprensa, técnico, franquia, árbitros, enfim, tudo o que você possa imaginar. Com isso, perdeu valor no mercado e o Suns dificilmente receberia uma ótima oferta. 

Outro ponto a ser considerado é a fantasia que se cria na trade deadline. Todo torcedor espera que grandes trocas aconteçam, mas isso dificilmente se torna realidade (ano passado foi uma exceção). O dia começou com Blake Griffin, Kevin Love e Dwight Howard entre os assuntos mais comentados, mas no fim das contas, o Channing Frye foi a troca mais impactante.

O último fator a ser considerado são os interesses do manager, que muitas vezes são desconhecidos e fogem do que o torcedor acredita. Então, ninguém melhor do que Ryan McDonough para explicar.

Em vídeo publicado pelo Phoenix Suns (link, em inglês), o manager falou sobre conseguir mais uma escolha de primeira rodada e que isso fará a franquia ter um grande futuro. Essa é a visão dele, que acredita que esses jovens jogadores um dia irão levar a franquia de volta aos playoffs. McDonough deu como exemplo Devin Booker, mas se esqueceu de diversos outros jogadores que não vingaram.

Essa escolha de draft, que hoje é a 12ª, poderá ser um bom jogador como Booker, mas também ser alguém que tenha poucas oportunidades, como Kendall Marshall ou Tyler Ennis. O Suns já tem muitos jovens no elenco e terá dois outros (Bogdanovic e a alta escolha que teremos no próximo draft), então acredito que não precisava de mais um. Aliás, se nem desenvolvemos os jogadores selecionados nos últimos anos, por precisaríamos de mais?

Entre os jogadores que chegaram, acredito que nenhum deles acrescentará algo à equipe. Blair tem jogado muito pouco e terá concorrência de Len e Chandler. Já Humphries, que tem surpreendido nos arremessos de longa distância, é limitado e não acrescentará muito à equipe. Mas se o motivo de contratá-los terá sido os contratos, que irão aumentar o salary cap, continuam sem somar algo à equipe, já que o nos próximos anos o salary cap de todas as franquias irá aumentar, ou seja, isso não deixará o Suns em vantagem para contratar na free agent.

O lado positivo da troca foi se livrar de Kieff Morris, que mesmo sendo bom jogador, não tinha mais clima para jogar no Suns e estava conturbando o ambiente, certo Goodwin?

Por tudo isso, a troca foi boa se considerarmos o pensamento do manager. Ele quer ver o Suns com muitos jovens e escolhas de draft e terá isso. No entanto, é justamente isso que devemos questionar, o seu trabalho e para onde essas decisões irão levar a franquia. Por enquanto, me parece que ficaremos mais um tempo sem ver os playoffs...

.............................................................................................................................