A casa brasileira do Phoenix Suns!


Por quê a 33 é só dele?



Hoje contaremos a história de Alvan Adams. Conhecido como o "Garoto de Oklahoma", por seus brilhantes desempenhos nos tempos de universidade, poderia também ser chamado de "O filho do Arizona", já que dedicou toda sua carreira ao Phoenix Suns.


Nome: Alvan Leigh Adams 
Apelido: Oklahoma Kid
Altura: 6' 9" (2.06 m)
Posição: Ala-pivô, pivô

Adams teve desempenho espetacular no ensino médio e na Universidade de Oklahoma e deixou muitos recordes nos três anos em que esteve em OKC, entre eles o de 21 double-doubles em 26 jogos, que só seria quebrado décadas mais tarde, por Blake Griffin. Também é um dos três jogadores da universidade a ter um jogo com pelo menos 40 pontos e 20 rebotes. 

Por todos os anos de dedicação à OKC, teve sua camisa 33 aposentada e chegou forte para o draft de 1975. Com a quarta escolha, foi selecionado pelo Phoenix Suns, onde jogaria por toda sua carreira como profissional.

Foram treze temporada no Vale do Sol, onde conseguiu diversos recordes e tornou-se ídolo. Contudo, nada se compara ao seu primeiro ano.

Adams obteve médias de 19 pontos, 9.1 rebotes, 5.6 assistências, 1.5 roubos de bola e 1.5 tocos. Foi chamado para o All Star Game e eleito o calouro do ano (Rookie of the year). Além disso, liderou o Suns nos playoffs, que chegou à final da NBA, sendo derrotado pela lendária equipe do Boston Celtics (médias de 23 pontos e 10 rebotes nas finais).

O pivô duelou com grandes pivôs em sua carreira, entre eles Kareen Abdul-Jabbar. É considerado um dos melhores da posição na história da NBA. 

Adams era dono de grande técnica, criava seu próprio arremesso e conseguia acertar de longa distância, algo incomum para um pivô na época. Além disso, possuía alto QI de basquete e contribuía com muitas assistências. Ademais, sabia se posicionar muito bem e conseguiu muitos rebotes em sua carreira.

Sua melhor partida aconteceu em 1977, com 47 pontos, 17 rebotes e 12 assistências, contra o Buffalo Braves. Abaixo, alguns recordes de Adams:

->Jogador com mais jogos pela franquia: 988
->Jogador com mais minutos: 27203
->Segundo com mais pontos: 13910
->Jogador com mais rebotes: 6937
->Terceiro em assistências: 4012
->Quarto em tocos: 808
->Primeiro em roubos de bola: 1289

Terminou sua carreira com médias de 14.1 pontos, sete rebotes e quatro assistências.

Contudo, devemos contestar o título deste artigo, já que nos anos 2000, Adams, então vice presidente do Suns, permitiu que outro jogador utilizasse a sua camisa 33: Grant Hill. 


Adams foi daqueles jogadores completos, que fazia várias funções em quadra, capaz de mudar a história de uma franquia. Ele colocou a equipe do Vale do Sol em outro patamar e foi o responsável por grande parte do que o Suns é hoje. 


Por fim, veja uma grande exibição de Alvan Adams contra os Celtics em 1976:


Curtiram o artigo? Aproveite então para conferir as outras "Camisas Aposentadas".

.............................................................................................................................