A casa brasileira do Phoenix Suns!


Archie Goowin sob pressão


Dois anos após ser selecionado no draft, chegou a hora da verdade para Archie Goodwin. O jogador terá que mostrar serviço nesta temporada se quiser continuar no Phoenix Suns e na NBA.

Muitos torcedores ainda acreditam que o ex-jogador da universidade de Kentucky terá futuro brilhante pela frente, contudo, o que vimos nas últimas duas temporadas foi uma pequena evolução e algumas jogadas de efeito. Pior do que isso, ele mal conseguiu participar da rotação da equipe.

Apesar de ainda ser jovem (21 anos), esse será um ano decisivo, já que se trata do terceiro e último do contrato. Para ser um jogador consistente na NBA, é preciso melhorar em muitos aspectos e existem muitos concorrentes de olho em uma vaga na equipe.

Talvez a maior dificuldade de Goodwin seja os arremessos de longa distancia. Em sua temporada de rookie, acertou míseros 13% dos arremessos de três pontos e, na temporada seguinte, melhorou para 29%, porém, ainda é um número baixo.

Goodwin não é um jogador alto e que domina os ataques a cesta, então precisa ter um arremesso consistente. Por ter Jeff Hornacek como técnico, espera-se que ele melhore neste fundamento para jogar na NBA. Caso contrário, o rookie Devin Booker, eleito o melhor arremessador desta classe do draft,estará pronto para roubar os minutos de Goodwin.

Outro fator a ser melhorado é a defesa. Segundo estatística da NBA, Goodwin só tem desempenho defensivo melhor do que Zoran Dragic, que jogou  13 minutos durante toda a temporada.

Ele precisará se esforçar mais, para compensar a falta de atleticismo na defesa. É preciso atuar como Eric Bledsoe que, mesmo com baixa estatura, consegue dificultar a vida de grandes armadores da NBA. Se não conseguir, o Suns terá Sonny Weems, que exerce melhor essa função.

Portanto, Goodwin terá forte concorrência nesta temporada e precisará melhorar muito para ser importante para a equipe. Caso consiga evoluir, Hornacek poderá deixá-lo em quadra por 20 minutos e lances como este deverão ser vistos com maior frequência:

.............................................................................................................................