A casa brasileira do Phoenix Suns!


Ano decisivo para Jeff Hornacek


Jeff Hornacek chega a um momento decisivo em sua carreira. Após duas temporadas de estabilidade e prestígio, ele precisará convencer a direção do Phoenix Suns a exercer mais um ano de opção em seu contrato ou lhe oferecer a extensão.


Contudo, isso não parece ser uma dor de cabeça para o treinador:

"É como se fosse um jogador, vou lá, faço o meu melhor e as coisas acontecerão."

Grande parte dos torcedores apoiam a permanência de Hornacek, principalmente pelo seu passado como jogador da franquia. Após ser selecionado no draft em 1986, ele permaneceu seis temporadas na equipe e jogou quase 500 partidas. Mesmo com a saída, manteve sua residência na cidade, na qual sua família vive até hoje. 

A  direção do Suns sempre apoiou o trabalho e as decisões de Hornacek, porém, parece que não estão totalmente convencidos, já que a extensão ainda não foi oferecida. 

Ao analisar a situação, acredito que estejam apenas "aprendendo com os erros", pois em 2012 ofereceram a extensão para Alvin Gentry, que acabou dispensado no meio da temporada. Com isso, o Suns ainda teve que arcar com os salários do treinador ($6 milhões), mesmo com ele distante.

Mas com Hornacek a história seria outra, já que ele recebe o menor salário para um técnico na NBA ($2 milhões). Oferecer mais um ano de contrato ao treinador não seria um grande risco e daria maior tranquilidade para que trabalhe melhor.

Em dois anos, Hornacek fez um ótimo trabalho com Suns. A equipe pulou de 25 vitórias em um ano  para 48.Além disso, possui mais triunfos do que derrotas. Na primeira temporada, ficou em segundo na votação de "Técnico do ano".

Ademais, Hornacek trouxe de volta o jogo rápido do Phoenix Suns, que teve um dos dez melhores ataques durante um ano e meio, e ainda melhorou consideravelmente o setor defensivo. 

O que frustrou o treinador  e todos nós torcedores foram os dois anos longe dos playoffs (no caso do torcedor, já são cinco), apesar de ter uma equipe forte. Em  2013-14, o Suns ficou de fora devido a forte concorrência na Conferencia Oeste.Já na temporada passada,  Hornacek perdeu vários jogadores durante a competição.

Alguns culpam justamente o trainador, por ter deixado Goran Dragic com menor tempo como  armador e isso causou toda a confusão na qual todos conhecem. hoje entendo que foi um erro, mas na época, a maioria concordou que o Suns estava forte com três armadores. O problema foi que o ego dos jogadores foi maior do que o espirito de equipe e isso não é por culpa do Hornacek.

O único questionamento que faço a Hornacek é o fato de ter evoluído pouco da primeira para a segunda temporada. Deveria ter colocado em prática um jogo mais seguro e sem os arremessos irresponsáveis que muitos jogadores fizeram no ano passado. 

No lugar do General Manager, ofereceria mais um ano de contrato a Hornacek. Para a próxima temporada, ele terá a chance de ter uma equipe forte e, se resolver a situação de Markieff Morris, deverá alcançar a pós temporada. 

.............................................................................................................................