A casa brasileira do Phoenix Suns!


A Conferência Oeste vai pegar fogo!


A cada ano que passa, a briga pelos playoffs da Conferência Oeste fica mais acirrada e nesta temporada não será diferente. Assim como nos dois últimos anos, ótimas equipes ficarão de fora.

O Oeste nunca esteve tão forte, já que as equipes com campanhas ruins no ano passado se reforçaram. Como falar que o Timberwolves não pode vender ninguém? A equipe de Minnesota tem as duas últimas primeiras escolhas do draft e só não possui três porque dispensou Anthony Bennett Além disso, a equipe ainda conta com nomes como Ricky Rubio, Kevin Martin, Nikola Pekovic, Kevin Garnett...

Esse é o grande perigo do Oeste. Não existe jogo fácil e as equipes podem perder jogos para uma equipe com recorde negativo a qualquer momento. 

Mas vamos ao que interessa: a disputa pelos playoffs.

Se é possível ter alguma certeza, é de que Golden State Warriors e San Antonio Spurs estarão na pós temporada. Os atuais campeões mantiveram a base da equipe que derrotou o Cleveland Cavaliers em junho, com Stephen Curry e Klay Thompson acertando arremessos de todos os lugares da quadra. Já os Spurs, além de ainda ter o trio Parker-Duncan-Ginobili, contratou o pivô LaMarcus Aldridge, all star e um dos melhores jogadores da NBA.

Outras equipes que começam como favoritas a um lugar na pós temporada são Los Angeles Clippers, Houston Rockets, Oklahoma City Thunder e Memphis Grizzlies. 

Os Clippers, liderados pelo excelente técnico Doc Rivers, tem ótimos jogadores (CP3 e Blake Griffin) e dificilmente ficarão de fora.  Os Rockets, se reforçaram com o armador Ty Lawson, que se junta ao barba James Harden e Dwight Howard. OKC tem duas estrelas que já levaram a franquia à final da NBA, mas podem se complicar caso as contusões dos astros apareçam novamente. Por fim, os Grizzlies seguem com a fortíssima defesa e que conhecem muito bem o caminho das vitórias.

Todas essa seis equipes são equilibradas, sabem manter a regularidade e jogam juntos há anos. Em condições normais, não vejo o Suns ou outra equipe superando elas na primeira fase da competição.

Sendo assim, restarão duas vagas e é aí que a briga será acirrada. Além do Phoenix Suns, pelo menos três outras equipes disputarão um lugar nos playoffs: New Orleans Pelicans, Dallas Mavericks e Utah Jazz.

Os Pelicans, liderados por Anthony Davis, foram à pós temporada no ano passado e esperam repetir o feito. Já os Mavs vivem um período de incertezas. Não contam mais com Tyson Chandler, Monta ellis e Rajon Rondo (esse último, nem faz muito falta) e esperam que os veteranos Deron Williams e Dirk Nowitzki resolvam. Mas conhecemos o alemão e sabemos que ele faz milagres...

O Jazz, por sua vez, possui muitos jovens no elenco e é natural ter dúvidas em relação ao desempenho da equipe. Eles conseguirão colocar todo o potencial em quadra? É esperar pra ver.

Com o retorno de Markieff Morris, o Suns tem uma equipe superior à Mavs e Jazz, e terá de brigar com os Pelicans pela sétima vaga. 

Durante a off season, o manager do Suns Ryan McDonough procurou resolver as deficiências da equipe: arremessos de longa distancia, defesa e falta de experiência. Acredito que conseguiremos dar esse passo à frente e, após cinco anos, retornar aos playoffs. 

Entre as outras equipes do Oeste, é improvável que briguem por uma vaga nos playoffs, mas deverão tirar vitórias de muitas equipes.

Pelo que parece, essa análise é favorável ao Phoenix Suns, que começa a temporada com ótimas possibilidades de alcançar a pós temporada. Contudo, essa é a Conferência Oeste meus amigos, e tudo pode acontecer...

.............................................................................................................................