A casa brasileira do Phoenix Suns!


O que esperar de Alex Len em 2015-16?



A próxima temporada da NBA está próxima de começar e o torcedor do Phoenix Suns vive grande expectativa de poder retornar aos playoffs.


Entre os motivos para que o torcedor acredite em uma ótima temporada estão Tyson Chandler e seu ótimo desempenho defensivo, a liderança de Brandon Knight e a evolução dos jovens jogadores, sendo Alex Len o principal destaque.

Após um primeiro ano de muitas contusões e incertezas, Len conseguiu provar no último ano que pode sim ser um pivô dominante na NBA. A elevada estatura e o alto arsenal ofensivo podem ser, se trabalhados bem, o principal diferencial do jogador na Liga. 

Aos 22 anos, Len já passou por muita coisa na carreira e precisa saber que é o exato momento para se tornar um jogador eficiente. A presença de Tyson Chandler ao seu lado será de fundamental importância para a sequencia da carreiro do ucraniano.

Na temporada passada, Len se mostrou imaturo em algumas partidas e acabou prejudicando a equipe. Podemos ver esse "excesso de imaturidade" na quantidade de faltas cometidas. Ele foi o 19º jogador da NBA com mais faltas com 213, porém, todos os jogadores acima dele tiveram pelo menos 400 minutos em quadra a mais do que o pivô do Suns.

Se considerarmos 36 minutos por jogo, a média de Len é de quase 7 faltas por jogo, o que é totalmente prejudicial à equipe . Espera-se que Chandler dê segurança ao ucraniano e passe um pouco de sabedoria para o jovem jogador.

Outro objetivo de Len na temporada deve ser o tempo de quadra. Na temporada passada, teve média de apenas 22 minutos e o técnico Jeff Hornacek precisou utilizar o revoltado Markieff Morris embaixo da cesta. Vale ressaltar que o titular até janeiro foi o improdutivo Miles Plumlee e por isso Len jogava pouco. O pouco tempo de quadra pode ser explicado também pela quantidade de faltas, já citada acima.

Por isso, é preciso que Len consiga ficar em quadra e que não cometa faltas estupidas (com exceção à faltas em Nick Young). Com maior consciência e falta de contusões, o pivô deverá ter uma temporada consistente e de enorme produtividade.

Interligado a isso, Len também deverá jogar mais de 70 jogos na temporada, algo até então inédito em sua carreira. Em dois anos desde o college, o ucraniano disputou apenas 111 partidas pelo Suns, praticamente o Valdívia do basquete.

No passado, o Suns já conseguiu o milagre de deixar Grant Hill em quadra nas 82 partidas, então podemos acreditar que também é possível com Len.

Uma novidade na temporada serão os chutes de longa distância do jovem atleta. Segundo Jeff Hornacek, o ucraniano tem treinado os arremessos de três pontos e terá liberdade para arremessar da zona morta. Isso mesmo, não só vai tentar de três pontos, como também vai ser do corner. O Suns é mesmo o time mais louco (ou inconsequente) da NBA. 

Além disso, sabemos que Len protege muito bem o garrafão, é capaz de conseguir seis tocos em uma noite e ainda é produtivo no ataque. Ao lado de Tyson Chandler, poderá aprender bastante e ser o jogador eficiente que todos esperam. 

.............................................................................................................................