A casa brasileira do Phoenix Suns!


Mirza Teletovic: o sexto homem do Phoenix Suns


Durante a offseason do Phoenix Suns, muitos jogadores foram badalados, como LaMarcus Aldridge e o já contratado pivô Tyson Chandler. Contudo, um excelente jogador quase não tem recebido os holofotes. Estou falando de Mirza Teletovic.


O jogador da Bósnia foi contratado no mês passado. Poucas horas após ser dispensado pelos Nets, o Suns não perdeu tempo e anunciou o jogador por um salário relativamente alto: 5,5 milhões de dólares.

Em quadra, Teletovic deverá ser importante para o Suns. Mesmo sem a franquia ter decidido ainda o futuro de Markieff Morris, sabe-se que o bósnio estará na rotação da equipe e poderá adaptar-se facilmente a maneira de jogar de Jeff Hornacek.

Vejo Teletovic com um função parecida com a de Channing Frye há duas temporadas, quando fez ótimas jogadas com Goran Dragic. Os arremessos de longa distancia renderam muitas vitórias ao Suns e obósnio poderá ter uma parceria de sucesso com Brandon Knight, que também é ótimo arremessador.

E é justamente na linha de três pontos que o Suns precisa melhorar, já que obteve pífios 29% de aproveitamento após o All Star Game. Teletovic é capaz de se impor contra adversários mais baixos e possui arremesso consistente mesmo com forte marcação. Também tem enorme facilidade para criar o próprio arremesso, mesmo no jogo em transição:


Outro ponto a favor de Teletovic é que não deverá comprometer na defesa. Mesmo não sendo um gigante na proteção ao aro, possui inteligencia para se posicionar e evitar pick and roll dos oponentes.

Na rotação da equipe, Teletovic será responsável por comandar jogadores muito jovens e, por possuir experiencia internacional, saberá exatamente como orientá-los. 

Por fim, é de se admirar a sua paixão pelo basquete, como no filme abaixo sobre sua vida, em que deixa a seguinte declaração: "Se eu tiver que morrer, eu morro. Pelo basquete, faço de tudo."


Após anos vibrando com o esforço de PJ Tucker, é bom ver mais um jogador bastante motivado para vencer. Esse é o espírito que o Phoenix Suns precisa para vencer jogos e voltar aos playoffs.


.............................................................................................................................