A casa brasileira do Phoenix Suns!


O que o Suns pode aprender com o Warriors?


O Golden State Warriors se sagrou campeão da NBA na última terça feira, após seis ótimos jogos contra o Cleveland Cavaliers de LeBron James

Após as finais, o torcedor do Phoenix Suns costuma se perguntar por quê a equipe não consegue chegar e se existe um modelo a ser seguido. Será?



Curiosamente, a equipe de Oakland se parece (e muito) com um dos times mais famosos que o Suns já teve: a era do "Sete segundos ou menos", comandada por Mike D'Antoni e que durou de 2004 a 2010.

Os números não mentem, e mostram resultados parecidíssimos ofensivamente:

Suns 2009-2010: 110 Pts (1º), 49.2% FG (1º), 41.2% 3pt (1º)
Warriors 2014-15: 110 Pts (1º), 47.8 FG (1º), 39.8% 3pt (1º)

Ofensivamente, as duas equipes foram comandados por um armador MVP, e não se cansava de arremessar de longa distância.  

Seguindo esse raciocínio, os números de Steve Nash e Stephen Curry são parecidos nos anos de MVP:

Nash: 18.8 pts, 10.5 ast, 4.2 reb, 51%FG, 44% 3pt, 92% FT
Curry: 23.8 pts, 7.7 ast, 4.3 reb, 49%FG, 44% 3pt, 91% FT

Nash costumava distribuir o jogo muito mais do que Curry, que prefere arremessar (tem o dobro de tentativas de três pontos do canadense). Contudo, são dois jogadores rápidos, com ótimo arremesso e com passes "mágicos".

Nas outras posições também existe muita semelhança, desde alas eficientes (como Klay Thompson e Raja Bell) à bons defensores (Shawn Marion e Andre Iguodala).

Parte dessa semelhança entre as equipes pode ser explicada por pessoas que estiveram nas equipes em cada período. Steve Kerr foi manager do Suns entre 2007 e 2010 e hoje é o atual treinador dos Warriors. Já Alvin Gentry, que hoje é assistente técnico da equipe de Oakland, passou seis anos como assistente no Arizona (2003-09) e técnico na temporada seguinte (2009-10). 

Por fim, ainda tem o brasileiro Leandro Barbosa, que desempenhou a um papel semelhante em ambas equipes.

O fato dos atuais comandantes do Warriors terem perdido decisões de conferência com o Suns pode ter sido o diferencial, para que a equipe seja hoje campeã da NBA. Aprenderam que é necessário ter defesa forte para vencer o campeonato e isso a equipe de Oakland tem de sobra. Talvez se o Suns daquela época tivesse essa mentalidade e um jogador como Draymond Green para fechar os espaços no garrafão, a história seria outra.


Portanto, não existe uma fórmula certa para ser campeão. Muitos dizem que o draft é a solução,  enquanto outros acham que pode ser a free agency, mas a verdade é que essa equipe do Warriors não utilizou a primeira escolha do draft e nem fez altos investimentos na free agency. O que fizeram foi utilizar a experiência de pessoas como Kerr e Gentry para que não cometessem erros passados, além de desenvolver os jogadores que lá estavam.

Para o Suns, fica o ensinamento de que o trabalho levará a equipe de volta aos playoffs, sabendo jogar com as cartas que possuem no momento. Quem sabe um dia poderemos "ser campeonato", como diz o Leandrinho, que merecia muito esse título:


.............................................................................................................................