A casa brasileira do Phoenix Suns!


Suns deveria renovar com Brandon Knight?

Apesar da situação parecida, não confunda Brandon Knight com Brandan Wright
Além de decidir sobre a renovação de Brandon Wright, a direção do Phoenix Suns terá outra situação a resolver na próxima off season, manter ou não o armador Brandon Knight. 

Knight chegou ao Suns em fevereiro, na trade deadline mais louca dos últimos tempos. Até aquele momento, ele era o líder do Milwaukee Bucks, que tinha a campanha de 30-23, com ele tendo médias superiores a 17 pontos, seis assistências e dois roubos de bola.

Knight chegou a ser cotado para participar do All Star Game e, na época, muitos consideraram um bom negócio para o Suns e uma grande burrice do Bucks que se desfez de seu principal jogador (na verdade, eles só queriam aliviar a folha salarial).

Com mais de vinte jogos para realizar com o Phoenix Suns e sendo titular, Knight tinha tudo para encantar os torcedores e, quem sabe, se tornar o líder dessa equipe, porém, não foi bem assim.

Foram apenas 11 jogos com a franquia (médias de 13.4 pontos e 4.5 assistências), em que ele pareceu perdido, assim como o que sobrou do elenco e os outros contratados. Em seguida, o armador se contundiu e acabou ficando de fora dos últimos jogos da temporada.

Agora Knight será free agent restrito, ou seja, o Suns terá a opção de cobrir qualquer oferta por ele. Com três temporadas jogando em alto nível, espera-se que ele receba ofertas entre 12 e 15 milhões e, sendo assim, o Suns terá que abrir os cofres para mantê-lo.

Com 25 milhões para gastar, grande parte irá para a renovação do armador e o Suns ficará sem poder de contratação na off season, como expliquei no artigo sobre o pivô Bradon Wright.

Mas será que no mercado existem jogadores melhores do que Knight?

Tem boas opções, como Goran Dragic (imagina se ele volta hahaha), Monta Ellis, Jimmy Buttler, Kawhi Leonard e Arron Afflalo. Também há jogadores conhecidos como Rajon Rondo, Manu Ginobili e Jeremy Lin, entre outros, porém, vejo Knight à frente da maioria desses.

Para ter Knight, só depende do Suns, enquanto não existe garantias de que a franquia terá algum dos nomes citados. Por isso, é provável de que o Suns garanta jogador no elenco até mesmo antes do início do período de trocas.

Caso permaneça, Jeff Hornacek precisará encontrar um espaço para o armador na equipe. Knight prefere jogador criando as jogadas, tendo o controle da bola durante quase todo o tempo, assim como Eric Bledsoe.

A solução seria mais uma vez utilizar o já conhecido esquema com dois armadores, porém, acredito que dessa vez o resultado poderá ser ainda melhor. Knight é melhor defensor do que Dragic e, junto com Bledsoe, o Suns não terá problemas defensivos no perímetro, principalmente se Knight marcar o armador adversário, que ele costume se sair muito bem.

Ademais, Knight é muito rápido e consegue se livrar da marcação, sendo muito eficiente ao receber a bola e já arremessar.

Com 23 anos apenas, Knight tem perfil e potencial para ser um líder, algo que a franquia necessita. Com tantos motivos a seu favor e o desejo já declarado da equipe por sua manutenção, é provável que ele retorne na próxima temporada. 

Knight e Wright deverão permanecer, o que deixará o Suns com pouco espaço para outras contratações. No momento em que se encontra a equipe, vejo como o ideal manter ambos e ainda adicionar jogadores experientes e com salários baixo, como o veterano Danny Granger que já está no elenco.

O que vocês acham, Knight deve permanecer? Ele e Bledsoe podem jogar juntos?

.............................................................................................................................