A casa brasileira do Phoenix Suns!


As cinco piores trocas do Suns no draft



O draft 2015 está chegando e o Phoenix Suns  apostará suas fichas nos jovens jogadores que estão chegando para a liga. Mas nem sempre foi assim e a franquia deixou de ter alguns bons jogadores.


Uma pergunta que sempre fica no ar é por que o Suns de Steve Nash não foi campeão. Entre as muitas respostas, uma delas foram os diversos jogadores "rejeitados" no draft. Listamos então as piores trocas da franquia após o draft:

Rudy Fernandez

Selecionado pelo Suns na 24ª escolha em 2007, o espanhol logo foi trocado com o Portland Trail Blazers, em um negócio que envolveu James Jones também. Em troca, o Suns recebeu apenas compensações financeiras.

Em seu primeiro ano na NBA,Fernandez teve médias de 10 pontos,com quase 40% de aproveitamento. Poderia ter sido um jogador chave na rotação da equipe em 2010, que chegou à final da Conferência contra os Lakers. 

Atualmente, Rudy é um jogador importante da seleção espanhola e do Real Madrid, campeão europeu.


Marcin Gortat

O polonês foi escolhido pelo Suns em 2005 e trocado com o Orlando Magic, por compensações financeiras.

Gortat teria sido um jogador diferenciado no run and gun de Mike D'Antoni e isso ficou provado anos depois, quando ele foi contratado pelo Suns e se saiu muito bem ao lado de Steve Nash,contudo, foi tarde demais (2010).


Nate Robinson

Jogador rápido, explosivo e com bom arremesso de longa distância. Tudo indica que Mike D'Antoni teria aproveitado muito bem Robinson no run and gun, porém, ele foi trocado após o draft, em um dos piores negócios que a franquia já fez.

Junto com Quentin Richardson (que vinha de uma boa temporada), o Suns enviou Nate para o New York Knicks, tendo recebido Kurt Thomas (que ficou dois anos no Arizona), Dijon Thompson (que só entrou em quadra dez vezes pelo Suns) e compensações financeiras.

Anos depois, o Suns trocou Thomas e enviou algumas escolhas de draft, sendo que com uma delas, o OKC Thunder selecionou Serge Ibaka, logo após a saída de Amar'e Stoudemire para os Knicks. Seria o jogador certo para substituí-lo!


Luol Deng

Essa sim é uma troca para se lamentar. Deng foi selecionado em 2014 na 14ª escolha. A franquia logo se movimentou e trocou por Jackson Vroman, três milhões de dólares e uma futura primeira escolha (que o Suns usou para escolher Nate Robinson).

Enquanto Deng joga até hoje em alto nível, Vroman teve médias de 3 pontos e 3 rebotes em apenas duas temporadas na NBA.

Rajon Rondo

O Suns escolheu Rondo em 2006 com a 21ª escolha. Ao analisar o elenco e ver Steve Nash e Leandro Barbosa na armação, a franquia logo tratou de enviá-lo para o Boston Celtics, por uma escolha de draft que pertencia ao Cavaliers. Curiosamente, a franquia utilizou essa escolha para selecionar Rudy Fernandez, e mais uma vez, trocou um bom jogador.

Na época era difícil de imaginar que Rondo se tornaria um dos melhores armadores dos próximos anos e ainda seria campeão com os Celtics.

Mas ao analisarmos todos esses jogadores, podemos pensar que a equipe de Mike D'Antoni seria muito mais forte com Rudy, Gortat, Robinson, Deng ou Rondo e que o tão sonhado título de Steve Nash teria acontecido.

Fonte: valley of the Sun

.............................................................................................................................