A casa brasileira do Phoenix Suns!


Bogdanovic arrebenta na EuroLiga



Nem Eric Bledsoe e muito menos Markieff Morris... o melhor jogador do Phoenix Suns este ano tem sido Bogdan Bogdanovic.


Ele anda um pouco esquecido, talvez por ter sido apenas o terceiro a ser selecionado pelo Suns no último draft (27ª escolha) ou então por estar jogando bem longe do deserto do Arizona.

Mesmo selecionado pelo Suns, Bogdanovic assinou um contrato de dois anos com o Fenerbahce da Turquia e ficará no Velho Continente por um tempo, até que chegue à NBA.

Em seu primeiro ano de EuroLiga, ele já havia impressionado com a camisa do Partizan Belgrado, com médias de 14.8 pontos (40% de aproveitamento), 3.7 assistências e 1.6 rebotes. Não foi atoa que o Suns o selecionou!

Neste ano, suas médias caíram, porém seu jogo está muito melhor. Apesar das médias de 10.8 pontos, 2.8 assistências e 2.7 rebotes, o sérvio tem aproveitamento superior, com 42%. Enquanto no ano anterior ele defendeu uma equipe fraca, que venceu apenas 7 dos 24 jogos, hoje ele está em uma equipe que está em terceiro lugar e que disputará o título.

Sendo assim, é natural ter números inferiores, já que no basquete europeu o jogo coletivo é essencial e, em uma equipe melhor, o jogo não fica sobrecarregado em cima do sérvio. O Fenerbahce conta com vários ex-jogadores da NBA,entre eles, Emir Preldzic´,escolhido pelo Suns no draft de 2009.

No Top16 (fase da competição atual, que reúne os 16 melhores da Europa), Bogdanovic esteve em quadra em 12 partidas, tendo anotado dígitos duplos em nove.

Acredito que será importante para o Suns ter um jogador com experiência no basquete europeu, que tem um nível muito elevado. Podemos ver nos dias atuais diversos jogadores com destaque na NBA e que anteriormente passaram pela Europa. O sérvio também possui experiência com sua seleção nacional, quando ficou em segundo lugar no ano passado, perdendo para os Estados unidos na final.

Bogdanovic tem se saído muito bem nos arremessos de longa distância. Além disso, tem facilidade para criar o próprio arremesso e é bom passador. Qual jogador do nosso elenco tem tais características hoje? Pelo jeito, o sérvio seria titular desde já, porém, ainda vai levar um tempo até que ele faça suas malas para o Vale do Sol.


Lembrando que o canal Sports + tem transmitido vários jogos da EuroLiga e toda semana tem o Bogdanovic em quadra.

.............................................................................................................................