A casa brasileira do Phoenix Suns!


A aposentadoria de uma lenda

Na tarde deste sábado (21) um dos maiores ídolos da história do Suns se retirou das quadras de basquete. Stephen John "Steve" Nash marcou época no Suns e é o grande responsável, ao lado de Leandrinho, por esse blog um dia ter sido criado.

Confesso que é um momento difícil para mim e para qualquer outro torcedor do Suns. Não sei muito bem por onde começar este post, em razão da importância que está destinada a ele. Decidi separar em alguns tópicos para facilitar... Here we go!



Primeiros anos

Muitos não sabem, mas Nash não é originalmente do Canadá. Steve nasceu no 07 de Fevereiro de 1974 em Joanesburgo, na África do Sul. Sim, Nash é africano. Relatos dados pelo jogador, dizem que ele só começou a jogar basquete aos 13 anos.

No College, Nash não foi escolhido por nenhuma das grandes universidades e acabou parando no Santa Clara Broncos, time da Universidade de Santa Clara, Califórnia. Seu primeiro técnico, Dick Davey já destacava o grande talento do rapaz, apesar de chamá-lo como o "pior defensor que já treinei". 

Nascia uma lenda.

Em 113 jogos no College, Nash obteve médias de 14.9 pontos, 3.1 rebotes e 4.5 assistências nos 4 anos que passou em Santa Clara. 

Draft e a primeira passagem pelo Suns

Nash chegou ao melhor basquete do mundo em 1996. Selecionado pelo Suns na 15ª posição, Steve teve a rejeição de boa parte dos torcedores na época, por não ter bons números no College mesmo sem jogar nas melhores universidades do país. 

Ainda garoto...
 Entre 96 e 98, Steve sempre veio do banco pelo Suns. Tínhamos grandes jogadores na posição, como: Kevin Johnson, Sam Cassell e posteriormente Jason Kidd. No primeiro ano, ele jogou apenas 10.5 minutos por jogo e pouco apareceu. Já na 2ª temporada, obteve bons números nos chutes de fora, sendo o 13º da liga no fator, jogando 22 minutos por noite.

Dallas Mavericks

Ainda em 1998, Nash foi trocado para o Mavs por Martin Muursepp, Bubba Wells, Pat Garrity e uma pick de primeira rodada, que iria nos dar Shawn Marion anos depois. O grande responsável para a ida de Steve para o Texas foi Donnie Nelson, filho do GM do Mavs naqueles tempos, que havia trabalhado com Nash em Santa Clara. 

Em seis temporadas no Mavs, Nash se firmou como grande jogador. A temporada 01-02 foi espetacular para o jogador e lhe rendeu sua primeira indicação para o All-Star Game, além de ser eleito para o 3º time ideal da liga. 

Nash, Finley e Nowitzki: o Big-3 de Dallas.
Nash obteve 14.6 pontos, 7.2 assistências, 2.9 rebotes nos tempos em Dallas. Além disso, teve aproveitamentos de 46% da quadra, 41% da linha de três pontos e 89% dos lances livres. 

A segunda passagem por Phoenix

Em 2004, Nash era um agente livre. Apesar de ser o grande jogador do time, Mark Cuban não tinha interesse em renovar com o atleta, pois depositava a maior parte do seu cap space em Dirk Nowitzki, Michael Finley e Antawn Jamison. 

O Suns aproveitou a oportunidade e oferece a Steve um contrato de 63 milhões distribuídos em 6 temporadas. Phoenix vinha de uma péssima temporada com um recorde de 29-53 e não tinha muitas esperanças que 04-05 poderia ser diferente. Mas, foi... E como foi!

Nash, Amar'e e Marion: O Big-3 de Phoenix.
Com a chegada de Mike D'Antoni ao comando e sua filosofia de jogo atlético, o Suns deu a Nash tudo o que ele precisava para se tornar uma lenda. Ao lado de jogadores talentosos como Joe Johnson, Shawn Marion e Amar'e Stoudemire, Steve fez uma temporada praticamente impecável com 15.5 pts/11.5ast por jogo. Já o Suns foi dono da melhor campanha da liga (62-20) e do melhor ataque da temporada com 110.4 pontos por jogo, melhor marca da liga na década de 2000.

Suas atuações impressionantes lhe renderam seu primeiro título de MVP da temporada. Nash levou ao Suns a uma final de conferência após 11 anos, até cair para o Spurs em 5 jogos.  Ele foi o primeiro canadense a ser MVP da NBA, enquanto tornou-se o 3º armador a levar o título.

A maior honra da carreira de um atleta: MVP!
No ano seguinte, Nash foi eleito MVP novamente. Com Amar'e Stoudemire fora, por uma contusão no joelho, Steve carregou a equipe para respeitáveis 54-28. Nash teve números de 18.8 pontos/10.5 assistências/4.2 rebotes. Teve também o melhor aproveitamento da liga da linha de lances-livres com 92%. O Suns sucumbiu mais uma vez na final de conferência, dessa vez para o Dallas Mavericks. 

Nash foi enorme nas temporadas seguintes, até ser trocado para o Lakers em 2012 com a ideia de tentar ser campeão na Califórnia. Várias homenagens foram recebidas por ele após sua ida para Los Angeles e, sem dúvidas,  seu legado é enorme em Phoenix. 

Nash pontuando onde mais foi feliz.
LA Lakers

Nos Lakers, Nash se juntou a Dwight Howard e Kobe Bryant para finalmente conseguir ser campeão.  Com a camisa 10, pouco fez em Los Angeles e as contusões o atrapalharam a fazer o que mais ama. Sem dúvidas, já estava aposentado há um tempo. Sua última partida foi contra o Houston Rockets no dia 04/08/14.

Aposentadoria

Terminarei o post com uma mensagem dita por Nash na sua nota de despedida:

"Eu ouvi alguém me dizer que chegaria o dia que eu não poderia jogar mais. Eles não foram bons suficiente. Muito frios, talvez. Quando você é jovem possui sonhos imensos e é obsessivo, até alguém te contar que isso não será para sempre. Isso é assustador. Eu jamais esquecerei disso."  

Abaixo a nota do atleta: 
  


Seja feliz e saiba que o basquete te ama, Mr. Canadian!

Fontes:

https://www.youtube.com/watch?v=-n303MZhSAU
https://i.ytimg.com/vi/BtZTyDRbE4Q/hqdefault.jpg
http://www.foxsports.com/content/dam/fsdigital/fscom/NBA/images/2014/06/18/061814-nba-1996-nba-draft-Steve-Nash-pi-mp.jpg
http://nba247365.com/wp-content/uploads/2011/02/nash_stat_marion.bmp
http://a.espncdn.com/photo/2014/0212/dal_a_mavtrio_cr_600x400.jpg
http://www.formulaworldshop.com/images/sports/a6sn.jpg
http://assets.sbnation.com/assets/603954/NAsh_MVP_award.jpg
http://www.basketball-reference.com/players/n/nashst01.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Steve_Nash#Los_Angeles_Lakers_.282012.E2.80.9315.29
https://twitter.com/SteveNash
http://www.theplayerstribune.com/steve-nash-retirement/

.............................................................................................................................

0 Spurs Haters já comentaram este post:

Postar um comentário

Deixe sua opinião!