A casa brasileira do Phoenix Suns!


O espetacular início de Isaiah Thomas, o sexto homem de Phoenix.



Apesar de Bledsoe e Dragic estarem fazendo inícios de temporada em um nível abaixo do que podem jogar, os Suns até que conseguiram passar bem pelos 10 primeiros jogos da temporada. As não tão boas atuações da dupla titular têm sido compensadas pelas ótimas vindas do banco de Isaiah Thomas, o sexto homem dos Suns, que tem entrado sempre muito bem e sido muito importante nas vitórias de Phoenix, cumprindo com a aposta feita pelos Suns quando o contratou.

No caminho dos Suns, até aqui, tiveram derrotas inesperadas, como as para os Bobcats, na semana passada, e para os Kings, no dia 07/11. Contra os Kings, inclusive, Phoenix liderou praticamente a partida inteira, mas, no último quarto, tomou 22-11, o que fez com que a partida fosse para a prorrogação. Assim como o tempo regulamentar, o primeiro overtime também terminou empatado, 7 a 7. Porém, no segundo, os Kings colocaram 8-6 no placar e levaram a vitória para casa.

Por outro lado, os Suns também tiveram vitórias surpreendentes, durante essas 10 primeiras partidas da temporada. A maior delas foi contra os Warriors, em Phoenix, quando a equipe de Golden State era a única invicta na Liga. Foi uma partida onde o forte banco dos Suns, principalmente o Isaiah Thomas, fez toda a diferença. O armador reserva marcou 15 de seus 22 pontos no último quarto. Quarto em que os Suns venceram por 36-16, para levar a partida por 107-95 e acabar com a, então, invencibilidade dos Warriors. A última invencibilidade a cair em toda a NBA. 

E é assim, vindo do banco e fazendo, principalmente, ótimos últimos quartos, que Isaiah Thomas, mesmo em seu primeiro ano em Phoenix, tem sido o jogador mais importante da equipe neste início de temporada. Os números evidenciam isso ainda mais: Nas cinco derrotas dos Suns, Isaiah teve média de 11,2 pontos por partida, enquanto, nas vitórias, teve média de 22,2 pontos por partida.

Mesmo não sendo titular, ele é o único, em toda a equipe, que tem essa disparidade nos números, comparando as atuações nas vitórias e nas derrotas. Para efeitos de comparação, Dragic e Bledsoe, os dois principais titulares de Phoenix, somados, têm média de 27 pontos nas vitórias e 29,6 nas derrotas. Ou seja, a dupla, somada, pontuou mais nas derrotas do que nas vitórias.

Isso mostra que, no geral, Isaiah tem sido mais importante que Dragic e Bledsoe e, quando atua bem, consegue levar os Suns às vitórias. Porém, mesmo com um relativo bom início de temporada, mas em uma Conferência Oeste muito disputada, as casas de apostas ainda não colocam Phoenix entre os 8 favoritos para irem aos playoffs.

Seria a hora de começarmos a pensar em Isaiah Thomas como parte da equipe titular? Perguntado sobre isso pela USAToday.com, o armador disse:

 "Este é meu plano! Sempre que eu entro em quadra é isto que eu quero fazer. Este tem sido meu plano desde o primeiro dia [em Phoenix]. Todo mundo quer ser titular. Eu estaria mentindo, se dissesse que isso não me incomoda, mas eu vou continuar fazendo o melhor para a equipe e continuar trabalhando duro, e espero que, em um dia desses, o meu nome será chamado entre os titulares."

Os números mostram que os Suns jogam melhor com Isaiah Thomas e ele já se mostrou disposto a continuar trabalhando pela titularidade. Se ele mantiver as boas atuações e Bledsoe não voltar a jogar como na temporada passada, não deverá demorar até que ele "roube" a vaga de titular, o que seria mais do que merecido.

Autor: Caio Mazoni

.............................................................................................................................