A casa brasileira do Phoenix Suns!


A volta por cima de Alex Len


Em pouco mais de um ano, muita coisa mudou na vida de Alex Len. Foi do céu ao inferno muitas vezes e agora, depois de muita luta, parece finalmente viver seu melhor momento na NBA.

Maio, 2013
Len havia tomado uma decisão importante: participar do draft da NBA
Em sua segunda temporada na Universidade de Maryland, Len obteve números de respeito, principalmente para um pivô de 2,16: 11,9 pontos, 7.8 rebotes e 2.1 tocos. O jogador crescia a cada semana nos rankings de prospectos e chegou a liderar vários.

Contudo, o ucraniano já sabia que tinha problemas no tornozelo, pois jogou toda a temporada com um incomodo no mesmo. Sendo assim, foi necessário uma nova decisão, que atrapalharia a primeira: realizar uma cirurgia.

Com essa cirurgia, Len não só perderia os treinamentos com as equipes do draft, mas a Summer League e toda a pré temporada na NBA.

Junho, 2013
Mesmo assim, o jogador foi valorizado e, no dia 27 de junho, ouviu David Stern falar seu nome como a quinta escolha do draft, para o Phoenix Suns.


Segundo o técnico Jeff Hornacek, é raro ver um jogador tão alto e com tamanha habilidade ofensiva. Com Len, o Suns teria um jogador que protegeria o garrafão, daria tocos e ainda seria ótima opção no ataque.

Julho, 2013
Mas nem tudo correu bem em seu início no Phoenix Suns. Logo nas primeiras semanas, o milagroso Departamento Médico do Suns percebeu que seria melhor realizar uma nova cirurgia, dessa vez no outro tornozelo. Contudo, os médicos estavam confiantes de que ele estaria pronto para a temporada regular. 

Novembro, 2013
Após jogar apenas quatro jogos e menos de 30 minutos em todo o primeiro mês na NBA, Len viveu um novo pesadelo:
“Eu joguei algumas partidas e estava muito mal, como nunca havia estado em toda a minha vida. Então decidimos que era melhor esperar a cicatrização e retornar para o resto da temporada,” declarou o pivô.
Mais uma vez, o culpado foi o joelho e Len só voltaria à quadra no próximo ano.

Dezembro, 2013
Mas Len não viveu momentos ruins apenas fora de quadra. Ele chegou aos Estados Unidos apenas em 2011 e ainda possui muito de seu país.

A Ucrânia viveu (e ainda vive) um momento conturbado na política, causando dor e insegurança aos ucranianos.

Len começou com o basquete apenas aos 13 anos e encontrou na quadra o lugar em poderia esquecer-se de tristezas, problemas ou coisas do tipo.
“Ano passado foi provavelmente o mais difícil de minha vida, e eu queria sair de lá, mas não podia”.
 Abril, 2014
Durante o resto da temporada, Len viveu um momento de incerteza: viu o Phoenix Suns vencer muitos jogos e encontrar uma identidade, mas com ele longe da equipe.

Miles Plumlee e Channing Frye ocupavam o garrafão e não havia espaço para o jovem ucraniano. Na verdade, o Frye só ocupava a posição, porque no garrafão mesmo, ele nunca ficou.

Len acabou aparecendo dentro de quadra muito mais por esta briga do que por marcar pontos e conseguir um toco.

Fora de quadra, os mesmos problemas continuavam: “Eu não estou  por dentro da política, mas apenas gostaria que todos ficassem  juntos. É muito louco, o país está dividido”

Len só queria que a temporada terminasse... 

Julho, 2014
Uma nova temporada para Alex Len, os pontos se ligarão e tudo dará certo...

Não foi bem assim. O jogador quebrou o dedinho da mão na primeira partida da Summer League e não retornou mais para a competição.

Contudo, Len nunca desistiu:

“Ele vai para cirurgias e, logo que volta, tem uma nova contusão. Logo se recupera e está de volta. Olhando para isso, ele é muito forte mentalmente, é um ótimo garoto,” disse seu companheiro Goran Dragic.
Para piorar, uma nova contusão no dedo ainda viria a acontecer na pré temporada.

Outubro, 2014
Era um momento único para Len, que enfrentaria Tim Duncan. Após muitas faltas de Plumlee, Len foi chamado por Hornacek e correspondeu: 10 pontos e 11 rebotes, primeiro double-double da carreira.

Novembro, 2014
Até o momento, Len participou de todos os jogos da temporada e se tornou jogador importante na equipe.

Sempre saindo do banco, tem sido o diferencial no garrafão, com ótima proteção à cesta. Em diversos jogos, também foi eficiente no ataque e já chegou a marcar 19 pontos em um jogo.


Agora finalmente podemos ver o que não conseguimos no último ano. Len tem muito talento e ainda possui 21 anos. Isso mesmo, 21 anos e já passou por tantos momentos difíceis.


Não deve ser fácil para ele se virar em outro país e com pouca idade, contudo, Len se saiu bem e agora pode fazer o que tanto ama com a camisa do Phoenix Suns.

Fonte: Suns

.............................................................................................................................