A casa brasileira do Phoenix Suns!


Análise do Suns na Summer League 2014



Diferentemente do ano passado, o Phoenix Suns não teve bom desempenho na Summer League. A equipe do Vale do Sol disputou cinco partidas, tendo sido derrotada em três.

Apesar disso, o que importa na Liga de Verão não é o título, mas sim que jogadores jovens possam mostrar o que sabem. Sendo assim, iremos analisar os atletas do Suns.



TJ Warren, selecionado com a 14ª escolha no draft foi o melhor jogador da equipe na competição. Confirmou ser o jogador que pensávamos: ótimo pontuador e com bom aproveitamento.

Warren foi o cestinha da equipe, com 17.8 de média. Mas vale lembrar que o jogador anotou apenas quatro pontos na segunda partida, pois se contundiu após sete minutos em quadra. E no jogo final, contra o Mavericks, o jovem jogador foi obrigado a jogar de pivô, o que limitou seu desempenho ofensivo.

Outro jogador selecionado no draft deste ano foi Tyler Ennis, que foi titular e responsável pela criação das jogadas da equipe.

Ennis teve desempenho contestado, principalmente por ter falhado nos arremessos de quadra (21%), algo que ele precisará melhorar para atuar na NBA (lembram do Kendall Marshall).

Apesar disso, Ennis mostrou qualidade no passe, cuidando da bola e surpreendeu nos rebotes, algo incomum entre os armadores. Por ser jovem e ainda na primeira temporada, acredito que o Suns tem um jogador com enorme potencial.

Alec Brown, também proveniente do último draft, não foi bem. Nos poucos minutos de quadra, não conseguiu impor seu jogo no garrafão e ainda amassou o aro da linha dos três pontos.

Entre os veteranos de Summer League, Miles Plumlee foi o melhor. Após ir mal na primeira partida, o pivô foi dominante no garrafão,tendo obtido mais de dez rebotes nos jogos restantes. Terminou a competição com médias de 8.5 pontos e 11 rebotes. Além disso, deu boas vindas à Jabari Parker na NBA:

Archie Goodwin mostrou ser o mesmo peladeiro que conhecemos. Jogador com grande potencial e capaz de realizar jogadas incríveis, mas que ainda não está pronto para a NBA.

Goodwin ainda não possui um arremesso confiável, principalmente atrás da linha dos três pontos.

Alex Len jogou apenas uma partida e se contundiu, decepcionando a todos. Esperava-se que o jogador selecionado na quinta escolha do draft de 2013 pudesse ter uma temporada saudável, no entanto não começou bem.

Entre os outros atletas, Seth Curry (irmão de Stephen) foi quem mais chamou atenção, principalmente nos arremessos de longa distância. No entanto, a equipe já possui muitos jogadores no perímetro e é difícil de acreditar que o “fominha de Summer League” receberá um contrato.


Elias Harris substituiu Len no decorrer da competição e foi o jogador com maior tempo de quadra (29 minutos). Devido à deficiência da equipe (e da preguiça do manager em contratar), é possível que ele receba um contrato.


O desempenho da equipe não foi dos melhores e poucos jogadores demonstraram evolução. Isso servirá de alerta para o manager Ryan McDonough, que parece estar contando com a evolução de jovens jogadores para que a equipe alcance os playoffs.

.............................................................................................................................