A casa brasileira do Phoenix Suns!


O dia em que o Phoenix Suns contratou Shaquille O’Neal


 O ano era 2008 e o Phoenix Suns realizou a troca mais impactante da temporada. Contratou o veterano Shaquille O’Neal.


Naquela época os torcedores brasileiros da franquia ainda se encontravam no finado Orkut e me recordo de muitos comemorem por ter o melhor garrafão da NBA, com Shaq e Amare Stoudemire. Mas será que o veterano pivô conseguiria jogar bem no run and gun.

Além da chegado de Shaq, o Suns perdeu o ala Shawn Marion, que era jogador chave para a velocidade da equipe. O grande questionamento era como Shaq iria aproveitar os passes de Steve Nash.

O run and gun já se mostrava desgastado e a necessidade de defesa e um garrafão dominante pareciam imprescindíveis para a equipe conquistar um anel.

Em sua primeira partida com a camisa do Suns, Shaq enfrentou logo sua ex-equipe, o Los Angeles Lakers. Conseguiu 15 pontos e nove rebotes, no entanto viu Pau Gasol e Lamar Odom dominarem o garrafão. O Suns foi derrotado e O’Neal assumiu a culpa pela derrota, por não estar em sintonia com a equipe. Também é válido ressaltar o strike feito pelo pivô no árbitro da partida.


Foram 28 jogos naquela temporada, e o Suns alcançou os playoffs. No entanto, a equipe caiu na primeira rodada, em uma série conturbada contra o San Antonio Spurs (só podia ser contra eles), que sempre paravam as jogadas para levar o pivô à linha de lance livre.

A única temporada completa de O’Neal defendendo o Suns foi a de 2008-2009, porém a franquia não chegou a disputar os playoffs. Apesar do resultado, Shaq conseguiu jogar bem e voltou a figurar entre os líderes das estatísticas.

O pivô também retornou ao All Star Game, que foi realizado em Phoenix naquela oportunidade, sendo eleito o MVP da partida.

A grande partida de Shaq com a camisa do Suns foi contra o Toronto Raptors, quando marcou 45 pontos e pegou 11 rebotes.



Ao final da temporada e com a equipe de fora dos playoffs, a franquia decidiu trocá-lo para liberar espaço na folha salarial.


Para Shaquille O’Neal, a passagem pelo Phoenix Suns foi ótima, pois conseguiu ficar livre das lesões (mais um milagre do Departamento Médico) e a liderar as estatísticas. Já para o Suns foi a última tentativa de conseguir algo com o run and gun, mas acabou não dando certo. E para os torcedores, é sempre bom lembrar de jogadas como esta:


.............................................................................................................................