A casa brasileira do Phoenix Suns!


Alvos do Suns no Draft – Nik Stauskas

Dando continuidade às análises de alvos em potencial que poderão ser draftados por nosso glorioso Suns, veremos dessa vez, o bom ala-armador de Michigan.

O menino "Ousadia e Alegria" seria uma boa opção para o Suns?
Há quem diga que sim, e há quem discorde. Como todo jogador universitário prestes a ingressar na NBA, o jovem Nik Stauskas possui tanto qualidades, virtudes e pontos fortes, quanto, defeitos, fraquezas e pontos a serem melhorados. Nesse post, pretendo abordar os aspectos mais importantes deste jogador.

Nik Stauskas – 20 Anos
Universidade: Michigan "Wolverines"
Posição: Ala-Armador (SG)
Altura: 1,99m – 6'6.5"
Peso: 94Kg – 207lbs
2013-2014 Stats:
17,5 pontos por partida;
47% de aproveitamento nos arremessos de quadra;
44,2% de aproveitamento dos arremessos de 3 pontos;

Quando foi vice-campeão da NCAA na temporada passada, após a derrota contra o Louisville Cardinals, Nik já havia mostrado seu potencial. E não fugindo do esperado, evoluiu mais ainda seu basquete nessa temporada. Nik Stauskas é um excelente arremessador e um péssimo defensor. De curto e grosso modo, é isto que se pode dizer dele.


Possui uma boa mecânica de arremesso, rápida, alta e suave, e com isso, se torna um dos melhores arremessadores desse recrutamento. Chutes de média e longa distância são com ele mesmo! É impecável no famoso "Catch and Shoot", que traduzindo pro bom português seria algo como "Pegando e Arremessando Instantaneamente".
É capaz de criar seu próprio arremesso, mesmo que muitas vezes não acerte, mas isso é importante. Stepbacks (passo para atrás) parece ser sua maneira favorita. Ele também é eficiente nos Pick and Rolls como carregador. Pode atuar como passador, ou finalizando com arremessos da cabeça do garrafão.

Além disso, ele é muito ágil. Por ser um jogador não tão pesado, pode se deslocar com muita velocidade pela quadra. No isolation (quando os companheiros de equipe "abrem o jogo" para afastar a marcação do garrafão possibilitando arremesso ou bandeja com a área pintada menos tumultuosa), é capaz de infiltrar e finalizar a jogada com belos e rápidos movimentos, desde que não haja contato excessivo com o adversário, afinal, como Stauskas não é um jogador forte, qualquer contato mais severo é capaz de desestabilizá-lo no ar.
Um dos aspectos mais interessantes deste jogador, além da sua habilidade de pontuação, é o seu QI como jogador. Faz o simples, e por isso não comete muitos turnovers, 1.7 TOs de média, não é "fominha" e mesmo possuindo poucas assistências por partida, 3.7APG, é um bom passador. É o melhor prospecto na proporção Assistência/Turnover com no mínimo 200 posses. É capaz também de lançar bons passes para pontes aéreas, famoso Alley-Oop.

Até então, foram somente os prós. Logo, vamos aos contras. Como dito inicialmente, ele não é, nem de longe, um bom defensor. Isso é o resultado de vários fatores acrescidos. Não é alto, não é muito atlético, possui braços curtos, falta de força, e é, de certa forma, preguiçoso na defesa.
Seu ponto fraco é a quando o adversário que é rápido e forte, e busca a infiltração. Muitas vezes não contesta arremessos. Nem mesmo ergue o braço, como se demonstrasse excessiva preguiça. Ainda no quesito defensivo, não marca bem os adversários que se movimentam bastante sem a bola, não consegue acompanhá-los. Permite rebotes ofensivos dos adversários, já que tem muita dificuldade de mantê-los sob suas costas, famoso boxout. Precisa ganhar mais massa muscular e força para ser um bom jogador na NBA.

Se o Suns poderá draftá-lo? Dificil dizer. Viria para suprir a necessidade de um arremessador nato que é rápido e que poderia ajudar o time no jogo em transição. Porém a equipe já possui um Ala-Armador jovem, Archie Goodwin, que mostrou imenso potencial, mesmo jogando pouco nessa temporada. Além disso, o Suns está bem servido de armadores para posição SG, já que há várias combinações diferentes de jogadores para o backcourt, Dragic, Bledsoe, Goodwin, Smith, Green... Com um provável starter de Dragic e Bledsoe, Nik seria, na melhor das hipóteses, um Role-Player, vindo do banco e atuando uns 10 minutos por partida.


Qual a opinião de vocês, leitores, sobre Nik Stauskas? Vale a pena draftá-lo? Ou seria melhor escolher um jogador da ala mais completo fisicamente e também com mais vigor na defesa?

.............................................................................................................................